Sem categoria

Mais uma tragédia no Haiti: Ileana Ros visita o país

A deputada republicana estadunidense, Ileana Ros-Lehtinen, visita o Haiti nesta terça-feira (11) na sua primeira viagem ao exterior desde que foi nomeada presidente do Comitê de Política Exterior da Câmara de Representantes (Câmara dos Deputados) agora sob controle republicano, informou seu gabinete através de comunicado.

Esta semana, o nome da congressista foi incluído como “membro honorária” da Junta encarregada de arrecadar dinheiro para pagar as despesas jurídicas do terrorista Luis Posada Carriles, que comparece a uma audiência em El Paso, Texas, per ante um tribunal que o julga por mentir a às autoridades migratórias.

O cubano-venezuelano Posada Carriles é o autor intelectual de um atentado em que foi explodido um avião civil cubano em pleno vôo em 1976, no qual morreram 73 pessoas. A Venezuela reclama sua extradição para que seja julgado por este crime.

Durante sua estada em Porto Príncipe, a congressista de origem cubana disse esperar receber um informe sobre “os avanços” em matéria de reconstrução no país devastado, assim como sobre a “continuada controvérsia electoral”, após as eleições presidenciais de 28 de novembro, justamente quando a OEA acaba de sugerir que se exclua da cédula eleitoral do segundo turno, o candidato do partido governista, Jude Celesitin.

“É muito importante para os interesses dos Estados Unidos e temos um interesse pessoal em ver que a estabilidade, a democracia e as empresas livres se enraízem ali”, disse Ileana Ros, conhecida em Cuba como “loba feroz” por sua participação no intento de sequestro do menor cubano Elian Gonzalez, cujos parentes trataram de retê-lo em Miami, enquanto seu pai queria sua presença na Ilha.

Fonte Cubadebate