Sem categoria

China pede retomada de conversações sobre Coreia

A China reiterou nesta sexta-feira a urgência de uma pronta retomada das conversações de seis partes sobre a desnuclearização da Península Coreana como via para resolver os problemas nesse território.

O apelo foi feito pelo vice-chanceler Cui Tiankai em encontro com a imprensa a propósito da visita que o presidente chinês, Hu Jintao, realizará aos Estados Unidos de 18 a 21 próximos.

A tarefa urgente é reiniciar as conversações o quanto antes, disse Cui em referência ao processo interrompido desde dezembro de 2008 e do qual a China é o país anfitrião. Nessas conversações participam também os Estados Unidos, a Rússia, o Japão, a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a Coreia do Sul.

O vice-chanceler assegurou que a manutenção da paz e da estabilidade na península beneficia todas as partes, ao insistir no diálogo como a única via efetiva para solucionar os problemas.

Ele assinalou que a China espera trabalhar com os Estados Unidos para impulsionar os esforços com vistas a obter a desnuclearização do citado território, cenário de fortes tensões desde 23 de novembro passado.

Naquela data a República Popular Democrática da Coreia respondeu a disparos contra suas águas territoriais feitos pelo Sul, episódio que Pyongyang qualificou de provocação instigada por Washington.

Diante da deterioração da situação depois desse incidente, a China propôs manter consultas entre as partes das conversações, iniciativa respaldada pela Rússia e pela Coreia do Sul.

De acordo com o vice-ministro, a China também espera desenvolver uma cooperação efetiva com os Estados Unidos na região da Ásia-Pacífico a fim de promover conjuntamente a estabilidade.

Prensa Latina