Sem categoria

Começa a missão para inspecionar as instalações nucleares do Irã

Uma missão internacional convidada pelo regime iraniano começou, neste sábado (15), a inspecionar as instalações nucleares do Irã. Caberá à iniciativa avalizar se os projetos de Teerã têm fins pacíficos.

Na sexta, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, conseguiu levar a Teerã diplomatas da Liga Árabe e membros do Movimento dos Países Não-Alinhados, como Egito, Omã, Cuba, Venezuela e Síria. Os observadores internacionais visitariam a usina de enriquecimento de Natanz e um reator em Arak.

Leia também 

"Diplomatas poderão ver tudo o que quiserem. Essa é uma viagem para oferecer total transparência", disse Ali Asghar Soltanieh, embaixador do Irã na Agência Internacional de Energia Atômica.

Conforme lembra o analista político Thierry Meyssan, em artigo publicado no site Resistir.info, “o debate sobre a alegada existência de um programa nuclear militar iraniano é uma cortina de fumaça”. Segundo Meyssan, “as suspeitas ocidentais alegadas são apenas manobras para isolar um Estado que não aceita a dominação, militar e energética das potências nucleares, e nem o direito de veto exercido pelas mesmas potências no Conselho de Segurança da ONU”.

Da Redação, com agências