Sem categoria

Caças da FAB: Dilma suspende escolha e amplia concorrência

A presidente Dilma Rousseff decidiu suspender o processo de escolha dos aviões de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), que já estava em fase final, e abrir uma nova disputa. Dilma resolveu também ampliar o leque de concorrentes.

Até agora, só três empresas disputavam a preferência da FAB: a francesa Dassault, com os caças Rafale; a americana Boeing, com os F18 Super Hornet; e a sueca Saab, com os Gripen NG. Essas propostas continuam na mesa — mas, agora, outros fabricantes poderão participar da concorrência, como os russos, que haviam sido desclassificados na disputa anterior.

A envergadura da negociação mobilizou diversas empresas multinacionais. Fabricantes de vários países manifestaram interesse em vender aviões para a FAB — um negócio de bilhões de dólares, que pode ter forte impacto no desenvolvimento tecnológico do setor no Brasil.

Há uma semana, o senador norte-americano John McCain, do Partido Republicano, teve uma reunião com a presidente para pedir que o governo brasileiro acolha a oferta apresentada pela Boeing na primeira etapa do processo de compra.

Até deixar o governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dava sinais de que preferia os caças franceses. Isto porque a Rafale incluiu no pacote de venda a promessa de transferir toda a tecnologia de produção dos aviões.

Da Redação, com informações de O Globo