Sem categoria

Cinema Belas Artes funcionará ao menos até fevereiro

Depois de aprovada a abertura do processo de tombamento, o Cine Belas Artes, que ia fechar na próxima quinta-feira, vai permanecer aberto até 27 de fevereiro. A decisão foi tomada nesta sexta pelo sócio-proprietário do cinema, André Sturm.

Ele afirmou que o contrato de locação já iria até fevereiro. "Mas quando recebi a notificação do proprietário, no começo de janeiro, achei muito deprimente deixar o cinema funcionando por tanto tempo, sabendo que ia acabar", explicou.

Com a mobilização do público – que fez passeatas e abaixo-assinado na internet – e a decisão do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) de abrir o processo de tombamento, Sturm repensou a decisão. "Agora, seria um contrassenso fechar um mês antes da data final."

O "fecha-não-fecha" do Belas Artes começou em março de 2010, quando o cinema perdeu o patrocínio de 7 anos do Banco HSBC. Em novembro, Sturm conseguiu novo patrocínio e estava prestes a divulgá-lo quando recebeu a notícia de que o dono do imóvel na Rua da Consolação, o empresário Flávio Maluf, queria reaver o prédio.

O anúncio do fim do Belas Artes mobilizou parte das 28 mil pessoas que frequentam o cinema todo mês. Nesta semana o Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo) decidiu pela abertura do processo de tombamento do Cine Belas Artes, que deve ser resolvido nos próximos meses.  Mesmo se o processo não for aprovado em última instância, "congela" o prédio por 90 dias. Se Maluf quiser reformá-lo, terá de pedir autorização formal ao Conpresp.

O proprietário do cinema, André Sturm, salienta que o tempo a mais será importante para negociar com o proprietário a renovação do contrato de locação.

Com a decisão de Sturm, os fãs terão mais um mês para conferir a programação. Os destaques são Noitão Edição Extra, que será realizado nesta sexta e exibirá cinco filmes, mesclando três sucessos de edições anteriores com as duas pré-estreias. Os inéditos serão o Amor e Outras Drogas, comédia romântica estrelada por Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway, e o independente Inverno da Alma, duplamente premiado no Festival de Sundance, como melhor filme e melhor roteiro. A programação será completada pelas reprises de Labirinto de Paixões (1982), de Pedro Almodóvar; O Hotel de Um Milhão de Dólares (2000), de Wim Wenders; mais um filme-surpresa.

Até o dia 27 de janeiro, o público poderá conferir ainda uma retrospectiva com os maiores títulos exibidos no Belas Artes ao longo dos 68 anos de sua rica história, e também uma seleção especial com outros grandes clássicos do cinema mundial. Diariamente, os Sucessos do Belas Artes serão exibidos às 18h30, e os Clássicos Cult às 21h.

Com agências