Deputados gaúchos empossados na Câmara Federal

Com plenário e galeria lotados, os 513 deputados federais eleitos em outubro já estão empossados. A comunista Manuela D'Ávila assumiu seu segundo mandato ao lado de Assis Melo, eleito pela primeira vez para a Câmara Federal. O presidente da Câmara, Marco Maia, que dirigiu os trabalhos da posse, ressaltou o papel dos deputados na democracia brasileira e convocou-os a agregar ideias para reduzir as desigualdades sociais, aumentar o desenvolvimento econômico e cuidar dos recursos naturais do País. 

Deputados gaúchos empossados na Câmara - Divulgação

"Aqui tem início a maioria das leis que regulam a vida dos brasileiros. Nosso papel é também dar conhecimento delas para que a população lute por seus direitos e esteja ciente de seus deveres", disse. Ele também fez um balanço das interações entre a Câmara e a sociedade, por meio da internet e de diversas ações, e ressaltou que o Poder Legislativo é o mais transparente dos três. Maia fez menção especial às famílias dos deputados que estão presentes à cerimônia de posse. Para ele, o maior sacrifício, mas também o maior orgulho, cabe aos familiares, que acompanham os representantes de perto.

Eleita pela segunda vez como a deputada federal mais votada no estado do Rio Grande do Sul – com 8,06% dos votos válidos (482.590), Manuela d’Ávila (PCdoB) afirma que seu próximo mandato dará continuidade ao trabalho que já realiza na Câmara, priorizando projetos ligados ao direito do trabalho e à juventude. Ela afirmou que, além de trabalhar pela aprovação de projetos que envolvam mais garantias para os trabalhadores, vai também dar continuidade e atenção a temas transversais ligados à juventude, como saúde, educação e segurança.

Estreante na Câmara, tendo atingido 47.141 votos, Assis iniciou a carreira política no chão da fábrica. Comunista metalúrgico, funcionário da Marcopolo, se tornou sindicalista e em pouco tempo assumiu a presidência de uma das mais importantes entidades de sua categoria no País, o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região. Seus principais projetos no Congresso Nacional estão focados na redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, sem a redução de direitos, o fim do fator previdenciário, uma extensão da universidade pública federal para a região da Serra e o acesso às bolsas do ProUni para estudantes que concluíram os estudos por meio de supletivos em instituições privadas.

Da redação local, com agências