Sem categoria

Eles podem: BCE mantém juro na zona do euro em 1%

Enquanto no Brasil, a ordem no Banco Central é aumentar os juros, hoje em 10,75%, as potências europeias vão noutra direção, apesar do aumento da inflação no velho continente. O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira (3) manter os juros básicos na zona do euro em 1%, para não abalar o crescimento dos países em dificuldades.

A instituição europeia informou em Frankfurt que também deixou inalterados os juros de empréstimos a bancos, cuja taxa é de 1,75%.

O BCE também manteve a facilidade de depósito, que remunera depósitos overnight em bancos centrais nacionais a 0,25%.

A entidade monetária decidiu manter sua taxa a 1% apesar do recente aumento da inflação, já que considera que a estabilidade de preços está garantida a médio prazo.

A inflação anualizada dos países da zona do euro subiu novamente em janeiro, para 2,4%, dois décimos acima do índice registrado em dezembro, segundo a Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia (UE).

Os preços dos alimentos atingiram um novo recorde em janeiro e se situaram acima dos valores registrados durante a crise alimentar de 2008, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação (FAO).

Com agências