Sem categoria

Liderança do partido governista do Egito renuncia

A liderança do Partido Nacional Democrático (PND), legenda do regime de Hosni Mubarak, renunciou ao posto neste sábado (5). Safwat el-Sharif, secretário-geral do partido e um dos políticos mais leais ao chefe do regime, e Gamal Mubarak, filho do presidente, que presidia o comitê político do PND, renunciaram. Hosni Mubarak também teria deixado o cargo de presidente do partido, o que ainda não foi confirmado, mas mantém-se como presidente do Egito. As informações são da TV estatal egípcia.

Hossam Badrawi, tido como membro mais maleável do partido e conhecido por manter boas relações com opositores, foi nomeado para ocupar os dois cargos. Senador, médico de profissão, Badrawi integrava o Conselho de Governo do NDP e também era membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos, um organismo governamental.

"Os membros do conselho político do NDP apresentaram sua renúncia hoje e decidiu-se designar Hosan Badrawi como secretário- geral do partido e também como chefe do comitê político", diz o breve comunicado divulgado pela legenda, sem explicar o que motivou a mudança.

Manifestantes mantêm posto

Na madrugada deste sábado voltou-se a escutar disparos na praça Tahrir, centro dos protestos, local onde ainda se concentram milhares de pessoas, apesar da fina chuva e das baixas temperaturas desta noite.

Nas primeiras horas do dia os manifestantes começaram a cantar novamente palavras de ordem contra o presidente egípcio, enquanto centenas de pessoas faziam fila na ponte Qasr el Nil para atravessar nada menos de três controles militares e unir-se aos manifestantes.

Um alto comandante do Exército se dirigiu pessoalmente aos manifestantes para lhes pedir que deixassem a praça, mas foi contestado aos gritos de "Fora Mubarak" pela multidão.

Com agências