Sem categoria

Repórteres da EBC detidos no Egito chegam no Brasil

Os jornalistas enviados pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao Egito chegaram neste sábado (5) às 8h10 no Aeroporto de Guarulhos. O repórter da Rádio Nacional Corban Costa e o repórter cinematográfico Gilvan Rocha, da TV Brasil, retornaram ao Brasil após serem expulsos pelo governo egípcio. Às 12h30 os dois embarcam novamente e seguem viagem para Brasília.

Os repórteres foram detidos pelas autoridades locais na quarta-feira (2), logo após chegarem ao Egito para cobrir as manifestações populares contra o presidente Hosni Mubarak. Eles foram vendados e mantidos sem água por cerca de 18 horas. “É uma sensação horrível. Não se sabe o que vai acontecer”, desabafou Corban em entrevista à Agência Brasil quando ainda estava no Cairo.

Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores declarou que o governo brasileiro “deplora” os violentos confrontos no Egito – em especial, os “atos de hostilidade” à imprensa .

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) também divulgou nota prestando solidariedade aos profissionais. “É lamentável que a liberdade de imprensa esteja sendo desrespeitada no Egito, país que passa por uma grave crise política”, afirmou o sindicato.

Fonte: Agência Brasil