Sem categoria

Conflito: Camboja não se retirará de território; Tailândia ameaça

O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, disse na segunda-feira (7) que seu país não retirará a bandeira do Reino do Camboja do templo budista de Keo Sikha Kiri Svara, já que ele é parte do território nacional". Da mesma forma, o premiê sublinhou que o Camboja procurará resolver o conflito com a Tailândia por meios diplomáticos "ou militares".

"Se trata de um conflito armado de grande escala, ou também pode se considerar como uma guerra fornteiriça de pequena escala", disse Hun Sen, agregando que "o objetivo da parte tailandesa é muito claro, ocupar os 4,6 quilômetros quadrados do terreno ao redor do templo Preah Vihear, que eles reivindicam".

Conselho de Segurança

Na noite de domingo (6), o premiê do Camboja enviou uma carta ao presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, solicitando que convoque uma reunião urgente do órgão, destinada a deter o que chamou de agressão da Tailândia.

Na última segunda-feira (7), tropas dos dois países mantiveram uma troca de fogo às 8h10 (hora local) na região de Tasem, próxima à do templo de Preah Vihear. Foi o quinto enfrentamento entre os dois exércitos nos últimos quatro dias. As duas partes fizeram uso de armas pesadas, inclusive de foguetes, lançadores de morteiros e artilharia.

Os enfrentamentos provocaram graves danos ao templo Preah Vihear, segundo informaram relatórios divulgados pelo exército cambojano deslocado para a área fronteiriça.

A fronteira entre Tailândia e Camboja nunca foi completamente delimitada e o assunto sobre o templo Preah Vihear é uma disputa muito antiga.

O templo cambojano foi declarado em 7 de julho de 208 patrimônio da humanidade. Apenas uma semana depois, os dois países tiveram um conflito fronteiriço, porque Bangkok reivindicou a posse de 4,6 quilômetros quadrados de território ao lado do templo, provocando tensão ao redor da fronteira e enfrentamentos periódicos entre ambos os exércitos, que chegaram a produzir mortes entre ambos os lados.

Com informações da Xinhua