Josi diz que PT comunicou oposição que comporá com Governo

Site Cleber Toledo – 08/02/11 15h34
Aquiles Lins – Da Redação

A deputada estadual Josi Nunes (PMDB) confirmou nesta terça-feira, 8, que o PT já comunicou informalmente ao grupo da oposição que permanecerá compondo com o governo, contradizendo o que havia afirmado o presidente regional do partido, Donizeti Nogueira. Ao CT, no dia 1°, Nogueira disse que a composição do PT com o governo seria apenas para a eleição da Mesa Diretora

A deputada estadual Josi Nunes (PMDB) confirmou nesta terça-feira, 8, que o PT já comunicou informalmente ao grupo da oposição que permanecerá compondo com o governo, contradizendo o que havia afirmado o presidente regional do partido, Donizeti Nogueira. Ao CT, no dia 1°, Nogueira disse que a composição do PT com o governo seria apenas para a eleição da Mesa Diretora.

“Eles já confirmaram para nós que ficarão com o governo. Ainda tentei uma última conversa com o grupo, mas eles já haviam decidido. O que pedimos a eles é que façam um comunicado, oficializando a decisão”, afirmou.

Com a decisão, o PT continua sendo o fiel da balança nas disputas na Assembleia. Depois da presidência, os petistas José Roberto e Amália Santana decidirão em favor do governo, ao compor um bloco com o PP. Oficialmente, o bloco foi chamado de “independente”, mas, segundo o próprio deputado estadual Raimundo Palito (PP), que já aderiu a Siqueira Campos, “o PT já é governo". "Falta apenas oficializar”, garantiu. A deputada Solange Duailibe permanecerá na oposição.

Com o PT compondo um bloco com o PP, o governo passa a ter três blocos de partidos. Os outros dois blocos são: um com PSDB, PV e possivelmente o DEM; e outro com o PR e PTB – cada um com cinco deputados. E a oposição terá apenas dois blocos, sendo um do PMDB e outro do PPS e PSB.

Como cada bloco tem direito a indicar um representante para as comissões, nas votações que elegerão os presidentes, o governo terá três votos contra dois da oposição. “Eles sempre terão a maioria e elegerão todos os presidentes das comissões. A oposição ficará apenas com as comissões que o governo quiser”, revelou a deputada Josi Nunes.