Sem categoria

Tudeh presta solidariedade ao povo egípcio

O comitê central do partido Tudeh, do Irã, divulgou um comunicado no último domingo em solidariedade ao movimento que luta contra o regime do ditador Mubarak, no Egito, há cerca de 15 dias.

"O que tem acontecido nas últimas duas semanas em grandes cidades do Egito, como Cairo, Alexandria e Suez, entre outras, reflete o desejo do povo, da juventude, das mulheres, dos funcionários públicos, camponeses e operários, ativistas sociais e forças políticas progressistas, por mudanças fundamentais na administração política, econômica e social do país", diz a nota, reproduzida pelo site Solidnet.

"O partido Tudeh, do Irã, junto com todas as forças progressistas do mundo, admira a determinação e a perseverança do povo do Egito em sua luta pela libertação e pela democracia e expressa sua firme solidariedade a ele", destaca a nota.

"Acreditamos que ao se desfazer do regime ditatorial pró-imperialista, o povo egípcio não só dará início a mudanças progressistas e democráticas e ao desenvolvimento em seu país, mas também será a vanguarda das lutas dos povos do Oriente Médio e do norte da África para uma nova fase, com a perspectiva de conquistar as aspirações dos povos dessas regiões e uma solução justa para o problema da Palestina", observa o comitê central do Tudeh.

O Tudeh compara o que acontece hoje com os eventos que levaram à revolução iraniana de 1979, quando o regime do Xá Reza Pahlevi foi destruído por uma coalizão de forças progressistas. "A valiosa lição que o povo e os revolucionários do Irã aprenderam posteriormente foi que o imperialismo e as forças reacionárias fizeram grandes esforços para evitar que a revolução avançasse e trouxesse mudanças fundamentais na economia, na sociedade e na cultura iraniana", observa.

"Expressamos nossa revolucionária solidariedade com o Partido Comunista do Egito, que com sua visão revolucionária e baseada nas lições históricas aprendidas em lutas históricas está jogando um papel importante na organização da luta do povo no atual momento, ombro a ombro com o povo trabalhador do Egito", encerra o comunicado do Partido, divulgado no último domingo (6).

Com informações do Solidnet