Sem categoria

Investimento é o melhor antídoto contra a inflação, diz Coutinho

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, acredita que a melhor forma de combater a inflação no país é pela política de investimento.

“O melhor antídoto contra a inflação é investimento com maior crescimento do setor produtivo”, disse Coutinho, após reunião da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

Câmbio

Coutinho afirmou que a presidente Dilma Rousseff tem sido clara em seu posicionamento de que o país necessita de mais investimentos.

O presidente do BNDES comentou ainda que acredita que a formação bruta de capital fixo em 2010 tenha ficado em 19,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e a expectativa é de que em 2011 esse percentual suba para algo entre 20% e 20,5% do PIB.

Ele ainda comentou que a taxa de câmbio tem favorecido as importações e que a indústria nacional ainda tem sofrido com o aumento de custo de matéria prima.

Entretanto, Coutinho diz que não vê dissociação entre política monetária e industrial. “Sem controle da inflação não existe confiança, não existe investimento. Então manter a expectativa de inflação sob controle é fundamental”, afirmou acrescentando que o governo está fazendo um esforço grande para controle fiscal.

Fonte: Valor