Sem categoria

Morales cria pasta da Comunicação e substitui dois ministros

O presidente da Bolívia, Evo Morales, criou, nesta treça-feira (15) à noite, o Ministério da Comunicação e substituiu ministros de seu governo. O presidente nomeou o ex-senador e ex-dirigente sindical da situação, Félix Rojas, como ministro do Trabalho, Emprego e Previdência Social, no lugar de Carmen Trujillo. No Ministério da Cultura, a ex-candidata governista à prefeitura de La Paz, Elizabeth Salguero, foi indicada para o lugar da cantora Zulma Yugar.

De acordo com Morales, o Ministério da Comunicação foi criado com o objetivo de "propor e delinear estratégias e políticas de comunicação governamental". Para a nova pasta, foi nomeado o, até então, porta-voz oficial, Iván Canelas.

A mudança no quadro de ministros é a segunda anunciada por Morales, em um período de 20 dias. Segundo os veículos de comunicação locais, o próprio presidente pediu a renúncia das duas ministras no início do seu sexto ano de governo, quando trocou outros três ministros. Na ocasião, os ministérios de Hidrocarbonetos e Energia, Desenvolvimento Produtivo e Meio Ambiente e Água sofreram alterações.

Essas substituições foram feitas depois de reivindicações de moradores da cidade de El Alto, na periferia de La Paz, que marcharam pelo centro da capital protestando pela alta de produtos da cesta básica e pedindo a troca de alguns ministros. Mobilizações também foram registradas em várias cidades do interior por causa da alta das tarifas do transporte, decidida pelos próprios motoristas.

Com agências