Avança o projeto do PCdoB em Alagoas
Realizada no último sábado, 12/02, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas, ADUFAL, reunião da Comissão Política Estadual com representantes dos municípios cujas direções municipais devem ser renovadas, numa primeira fase do processo de reorganização do PCdoB em Alagoas.
Publicado 17/02/2011 02:32 | Editado 04/03/2020 16:11
Com a presença de Luiz Gavazza, membro da Comissão de Organização Nacional, a reunião com representantes e informes dos onze municípios alagoanos escolhidos para serem os primeiros a terem suas direções renovadas até março, aniversário do Partido, foi conduzida pelos membros da Comissão Executiva de Organização, formada por Marivone Loureiro (Secretária Estadual de Organização), Sinval Costa, Alba Correia, Cláudia Petuba e Robson Câmara.
Estiveram presentes dirigentes do PCdoB dos municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Pão de Açúcar, Satuba e Viçosa. Não puderam comparecer e enviaram suas justificativas e informes os municípios de Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e Água Branca.
Os membros da Comissão Executiva de Organização apresentaram o desenvolvimento de seus trabalhos, em que estão sendo renovadas em novas bases as direções e a própria composição do Partido nos municípios, sob a orientação e linhas definidas na Resolução Política aprovada pela Comissão Política em sua reunião de 03/02.
Eduardo Bomfim, presidente estadual do PCdoB, fez uma análise do quadro político nacional, se referindo às discussões feitas pela Comissão Política Nacional, e destacou a importância da construção do partido em Alagoas e de seu projeto político para 2012 apoiado num conjunto partidário qualificado, buscando a formação de chapas próprias para vereadores, especialmente na capital, Maceió, além de outros municípios onde se apresentarem as condições para isso.
Luiz Gavazza mostrou-se entusiasmado com as iniciativas do PCdoB em Alagoas, afirmando que o Partido está vivendo um processo de revitalização, congratulando-se com os avanços já feitos. Gavazza destacou que a tarefa de organização é de todos, não só dos dirigentes e da comissão que está coordenando o trabalho de reorganização.
Os representantes dos municípios presentes fizeram uma análise da situação em cada um deles, seus problemas e perspectivas. Dr. Fifi, vice-prefeito de Marechal Deodoro, falou da chapa própria de vereadores, já em construção, Titor, prefeito de Satuba, falou da importância da realização de um bom mandato, para o reconhecimento pela sociedade e pelo eleitorado da capacidade do PCdoB. Claudemyr, do Sindicato da Guarda Municipal de Matriz do Camaragibe, destacou a importância da renovação, para que o Partido não permaneça com as representações por vereadores não identificados com o ideário do PCdoB.
Marcelo Malta, vereador em Maceió, afirmou que o documento aprovado pela Comissão Política Estadual é bastante acertado, e que a necessidade de depuração no Partido já se fazia urgente.
Foi dado grande destaque ainda à formação além de debates nas cidades, não só internos, mas públicos e ampliados, de modo a apresentar o programa do Partido à sociedade, nas universidades, aos estudantes, nos sindicatos, associações de bairro, num processo de diálogo que mostre que o PCdoB é diferente e porque, o que certamente contribuirá para o crescimento do Partido.
De Maceió, Selma Villela.