Repercute o pronunciamento de Marcelo Malta na Câmara de Maceió
O pronunciamento do vereador Marcelo Malta na Câmara de Maceió, na sessão da última terça-feira, 15/02, repercutiu na imprensa e recebeu grande destaque nos sites de notícias alagoanos e blogs, além dos jornais diários, com inúmeros comentários elogiando sua postura.
Publicado 17/02/2011 02:52 | Editado 04/03/2020 16:11
De acordo com a posição do PCdoB no Estado, cuja Comissão Política Estadual aprovou Resolução Política que trata, dentre outros pontos, da linha do Partido de oposição ao governo estadual de Téo Vilela e de independência em relação à administração municipal de Cícero Almeida, e da importância da assinatura do pedido de instalação da Comissão Especial de Investigação na Câmara Municipal de Maceió, para apuração de denúncias já encaminhadas pelo Ministério Público sobre irregularidades nos contratos de empresas para a coleta do lixo na capital do Estado, Marcelo Malta anunciou em seu pronunciamento sua subscrição.
(Ver as resoluções aprovadas por unanimidade, publicadas no Vermelho em: http://www.vermelho.org.br/al/noticia.php?id_noticia=146986&id_secao=46)
Reproduzimos aqui trechos de algumas das matérias publicadas na mídia.
A Gazetaweb, em matéria publicada na mesma manhã, destaca que com a assinatura de Marcelo Malta, já são cinco parlamentares a defender investigações de acusação contra Cícero Almeida:
O requerimento que pede a instalação de uma Comissão de Inquérito para investigar as denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual sobre a ‘máfia do lixo’, que teria contado com a participação do prefeito de Maceió Cícero Almeida (PP), pode estar mais perto de ser transformado em investigação. Nesta terça-feira (15), o vereador Marcelo Malta (PC do B) assinou o documento. Com ele, já são cinco parlamentares a defender novas investigações contra Almeida. Para que a Comissão seja instaurada, são necessárias sete assinaturas.
De acordo com Marcelo Malta, a decisão de assinar a Comissão Especial de Inquérito foi tomada pelo partido ao qual é filiado. Portanto, seguindo a fidelidade partidária, ele resolveu se juntar aos vereadores Ricardo Barbosa (PSOL), Heloísa Helena (PSOL), Luiz Pedro (PMN) e Paulo Corintho (PDT).
Para defender seu posicionamento, Marcelo Malta começou fazendo um histórico sobre o PC do B, afirmando que a sua legenda tem agido com firmeza e equilíbrio, ‘adjetivos que não se contradizem’. “Reafirmo a postura de independência em relação à atual gestão Cícero Almeida na prefeitura de Maceió, após sua participação ativa do campo adversário vitorioso nas últimas eleições, em quase todos os âmbitos da batalha. Em decorrência dessa linha política, o PC do B deve manter posição de independência na Câmara Municipal. Para tanto, conduzo-me para uma posição firme, serena e equilibrada em relação à ação fiscalizadora no Legislativo de Maceió, o que implica na adoção da postura de ser favorável ao pedido de instalação de uma CEI em decorrência de uma ação da Promotoria Coletiva da Fazenda Pública com relação a graves problemas administrativos na gestão do prefeito”, discursou Malta.
Para o autor do requerimento, vereador Ricardo Barbosa, a Comissão, com a assinatura de Marcelo Malta, volta a ganhar força. “A CEI está longe de ser enterrada, ao contrário, fortifica-se a partir deste momento. Não propus as investigações apenas para fazer factóide para a mídia. As denúncias do Ministério Público Estadual trazem provas robustas na área civil, a exemplo de pagamentos retroativos de forma ilegal e assinaturas de contratos sem a devida licitação”, declarou o psolista.
O site Cada Minuto destaca:
Malta confirma assinatura e CEI do Lixo está mais perto de ser instaurada. A Comissão Especial de Investigação (CEI) que está sendo criada para investigar a “Máfia do Lixo” ganha um novo capítulo. É que durante a sessão da Câmara de Vereadores de Maceió desta terça-feira (15) o vereador Marcelo Malta (PCdoB) deverá confirmar sua assinatura no requerimento que irá investigar as fraudes em licitação do lixo em Maceió.
A determinação para que Malta assinasse o documento veio do partido. Com isso, fica cada vez mais perto a instalação da CEI, já que até o momento se somam cinco assinaturas. O documento foi assinado pelo vereador Ricardo Barbosa (PSOL), que propôs a investigação, além de Heloísa Helena, também do PSOL, Paulo Corintho (PDT) e Cabo Luiz Pedro (PMN).
Para que a CEI seja instaurada são necessárias pelo menos sete assinaturas. Mas ao que tudo indica dois vereadores do PT do B podem ser os próximos a colocar o nome no requerimento: Silvania Barbosa e Théo Fortes.
O jornal Gazeta de Alagoas, em sua edição desta quarta-feira, 16/02, afirma que o centro da sessão da Câmara Municipal do dia anterior foi a novidade que ficou por conta do vereador Marcelo Malta (PCdoB), que anunciou sua decisão de subscrever o pedido de instalação da CEI, sob orientação de seu partido. Cita Malta: “Não é fácil tomar uma posição dessa natureza. Mas sinto que a Câmara deve investigar tudo o que denunciou o Ministério Público sobre a questão da coleta do lixo na capital”. Cita ainda Ricardo Barbosa, autor do requerimento: “Toda a Casa está de parabéns, por se dignar a debater este tema e demonstrar interesse em cumprir com seu papel fiscalizador e não se omitir diante deste momento histórico”.
De Maceió, Selma Villela.