Representantes do setor primário apresentam proposta para Sepror

Obter apoio para melhorar o desenvolvimento do setor rural e de Cooperativismo Agropecuário no Estado do Amazonas. Este foi o objetivo dos representantes do setor primário no encontro que tiveram com o Secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), Eron Bezerra, nesta segunda-feira, dia 21, na sede da secretaria, no Distrito Industrial.

Reunião com Sepror, Faea, Fetagri e OCB - Jimmy Christian

Durante o encontro, o Presidente do Sindicato e Organizações das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/Sescoop/AM), Petrucio Magalhães Júnior, apresentou ao secretário um documento com reivindicações das cooperativas agropecuárias e extrativistas do Estado.

No documento, constam questões como a redução da burocracia para concessão de licença ambiental nos órgãos competentes; linha de crédito mista (custeio de safra e capital de giro para compra de matéria prima) para as cooperativas agroextrativistas; municipalização do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (PREME) de forma que as prefeituras possam comprar a produção das cooperativas, entre outros.

A OCB também se colocou à disposição da Sepror para atuar em projetos como o “Residência Agrária”, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As cooperativas deverão ceder suas estruturas nos 27 municípios do Estado – onde a OCB atua, para que os técnicos tenham um local de apoio na prestação dos serviços à comunidade. “Nós trabalhamos no desenvolvimento de atividades econômicas, gerando trabalho, renda, promovendo a inclusão social, por tanto um papel importante para organizar a produção no Estado e promover a economia local através de políticas que possam vir a fortalecer esse modelo de organização social que é o cooperativismo”, ressaltou Magalhães.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, também esteve presente no encontro e da mesma forma apresentou propostas do setor rural ao Governo do Amazonas. Entre as preocupações da FAEA estão a continuidade e ampliação ao Programa de regionalização da Merenda Escola e programa de mobiliário escolar; o incentivo a certificação orgânica, ambiental e sanitária de produtos agropecuários e extrativistas; aumento para 3% na participação do setor primário no orçamento do Governo;

Construção de um novo Parque de Exposições Agropecuárias em Manaus, em local distinto do atual mas com o mesmo nome; criação de um órgão com autonomia política, financeira e administrativa para a condução dos serviços de defesa agropecuária; e asfalto nas estradas, agrovilas e ramais dos municípios; entre outras reivindicações.

O secretário Eron Bezerra se comprometeu em interceder junto ao governador Omar Aziz para que as petições da OCB e da FAEA sejam atendidas. “A Sepror tem compromisso com o setor primário e as reivindicações tanto da OCB quanto da FAEA serão levadas ao governador Omar Aziz, que certamente atenderá ao que for possível neste momento”, completou Eron Bezerra.

De Manaus,
Odineia Araújo