Gerente do Idam sofre ameaça de morte em Nova Califórnia

A Polícia Militar do Amazonas se comprometeu a enviar dois policiais do Batalhão de Resposta Rápida, Apoio e Intervenção Operacional (Raio) para garantir a integridade física do gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Geraldo Cáceres, e dos trabalhadores rurais de Nova Califórnia, distrito localizado no sul de Lábrea. O pedido foi feito pelo secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra.

Cáceres recebe constantes ameaças de morte na região com longo histórico de pistolagem. Em carta para Bezerra, o gerente relatou que sofreu nova ameaça no dia 24 de fevereiro, logo após uma atividade com a presença do secretário que, durante seu discurso, comentou sobre o problema na área.

“Te peço ajuda pois na sexta feira próxima dia 18/03/2011, haverá uma reunião com todos os moradores do PDS Gedeão na Unidade Local do IDAM para tratar do Termo de Cooperação entre Idam e Incra sobre serviços de Ater (Assistência Técnica e Extesãso Rural) dentro dos assentamentos e as Vistorias Prévias onde um cidadão dependente químico fora do seu consciente me procurou dizendo que será neste dia que será o dia que os pistoleiros darão um jeito na minha vida; o apelido do mensageiro é "diego Noiado", o qual o delegado já esteve comigo e me disse que a conversa dele tem sentido”, escreveu Cáceres.

O escritório do Idam de Nova Califórnia foi inaugurado em março de 2007, logo que Eron assumiu a Sepror. Cáceres aceitou a gerência, mas logo começaram as ameaças. A região é caracterizada por disputa de terras. Ainda na carta, ele afirma querer continuar à frente do Idam desde que sua integridade física e de sua família sejam asseguradas.

“Cáceres é um valoroso companheiro. Poucas pessoas topariam sair do conforto da cidade para viver no meio da mata e ainda ajudar trabalhadores rurais. Ele terá todo o apoio necessário e que solicitar, no que depender de mim”, afirmou o secretário.

Histórico
Trabalhadores rurais do sul de Lábrea procuraram o então governador Eduardo Braga durante a posse de Eron Bezerra em fevereiro de 2007 pedindo a presença do Estado naquela área. Menos de um mês depois foi inaugurado o escritório do Idam.

Na reunião do dia 24 de fevereiros, os agricultores pediram escola, saúde, recuperação de vicinais, apoio para a produção e segurança.

De Manaus,
Mariane Cruz