Sem categoria

Chanceler cubano dialoga com representante da União Europeia

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez Parrilla, reuniu-se nesta quarta (23) com uma alta funcionária da Comissão Europeia (CE) – braço executivo da União Europeia (UE) -, em um encontro considerado útil e respeitoso. Rodríguez Parrilla, que fez um tour pelo Velho Continente, participou de um diálogo político com Catherine Ashton, representante para os Assuntos Externos e Política de Segurança, e o vice-presidente da CE.

"Durante a reunião, o cubano expressou a vontade de avançar até a criação de um quadro bilateral mutuamente aceitável", disse um comunicado da delegação de Cuba. No intercâmbio com Ashton, uma das principais figuras da CE, foi feito um positivo balanço do andamento da cooperação com Cuba, retomada em 2008, e houve acordo para dar continuidade ao diálogo.

Da mesma forma, o ministro cubano reiterou que a normalização das relações entre a ilha e o bloco dependerá da eliminação, por parte da UE, dos obstáculos existentes.

Também dependerá da constatação em fatos de sua vontade de avançãr nesse objetivo sobre bases recóprocas, com caráter incondicional e não-discriminatório, respeitando a igualdade soberana dos Estados.

Rodríguez Parrilla, também destacou a importância do marco jurídico e do ordenamento institucional das partes, e total apego ao princípio da não ingerência nos assuntos internos dos Estados.

O chefe da diplomacia cubana e Ashton trocaram opiniões sobre as medidas para combater as alterações climáticas, em especial a reivindicação de que na próximo Conferência das Partes, realizada em Durban, África do Sul, seja aprovado um segundo período do Protocolo de Quioto, com compromissos vinculantes dos países desenvolvidos de redução das emissões de carbono.

Fonte: Prensa Latina