Manuela debate adesão do Brasil à Europian South Observatory  

Nesta segunda-feira, a deputada Manuela d’Ávila recebeu um grupo de professoras para tratar da adesão do Brasil ao Europian South Observatory (ESO). Em 29 de dezembro de 2010, o Governo brasileiro firmou Acordo de Adesão à ESO (European Organisation for Astronomical Research in the Southern Hemisphere). A solicitação do grupo é para que Manuela interceda junto ao atual governo pela ratificação do acordo.

Entre os benefícios citados pelo grupo para a ratificação, estão os benefícios políticos, como o fortalecimento do prestígio do país na América do Sul e na América Latina, especialmente na relação com o Chile, que sempre demonstrou enorme interesse em contar com o Brasil neste empreendimento. Além disso, participação na ESO é apontada como propulsora do desenvolvimento da indústria brasileira de tecnologia mais avançada. Outro fator importante diz respeito ao forte impacto que a iniciativa causará na educação científica da juventude brasileira e na própria autoestima do país através da participação da construção e operação do maior sistema de astronomia terrestre de todos os tempos.
 
Estiveram na reunião as professoras Thaisa Bergmann (titular da UFRGS, Pesquisadora IA do CNPq e membro da ABC), Miriani Pastoriza (titular da UFRGS, Pesquisadora IA do CNPq e membro da ABC) e Daniela Pavani (faculdade de astronomia da UFRGS).

De Porto Alegre
Flávia Lima