Sem categoria

Marco Maia promete votação de projetos de interesse das mulheres

O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou há pouco que vai colocar na pauta do plenário, todos os meses, matérias de interesse da bancada feminina. Na reunião de líderes de amanhã serão apresentados os projetos prioritários já definidos pela bancada. A coordenadora nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM), Elza Campos, apresenta a pauta do movimento.

Se dependesse da União Brasileira de Mulheres (UBM), a pauta estaria na ponta da língua, como explica a presidente da entidade, Elza Campos. Para ela, os principais desafios imediatos estão relacionados ao enfrentamento da miséria que, segundo Elza, acomete mais as mulheres e em particular as mulheres negras. "Vivemos em nosso país o que chamamos de feminização da pobreza, não porque as mulheres estão mais pobres, mas porque as mulheres foram historicamente alijadas de processo de participação, tornando-as mais vulneráveis", avalia a coordenadora da UBM.

O tema do trabalho também é muito forte para o movimento. "É preciso apostar na autonomia das mulheres e, para tanto, a inserção em programas de trabalho e renda que garantam a seguridade social é fundamental, inclusive para que as mulheres possam romper com ciclos de violência doméstica e familiar", defende a feminista.

Pauta feminista

Entre as pautas levantadas pela UBM estão a implantação de uma rede de creches públicas; atendimento de saúde às mulheres; implantação de centros de referência da mulher e casas abrigo, enfrentamento ao problema da subrepresentação feminina nas instâncias de poder e transformação das políticas públicas de governo em políticas públicas de Estado.

Segundo Maia, além da homenagem no mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres (8 de março), a Câmara vai pautar durante todo o ano os projetos da bancada feminina.

Da redação, Luana Bonone, com Câmara dos Deputados