Sem categoria

Grupo parlamentar Brasil Cuba será reestruturado no Congresso

Ao levar em conta a eleição de novos senadores e deputados federais, o Grupo Parlamentar Brasil Cuba será reestruturado no Congresso Nacional. O assunto foi debatido nesta quinta (3) entre a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), atual coordenadora do colegiado, e o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Rafel Zamora Rodrigues. Na legislatura passada, o grupo chegou a reunir mais de 200 parlamentares na Câmara e no Senado.

Rearticulado, o grupo pretende elaborar um manifesto contra o embargo econômico e a favor da libertação dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos para ser entregue ao presidente Barack Obama, que visita Brasília e Rio de Janeiro nos próximos dias 19 e 20.

O embaixador Carlos Rafel Zamora, que reuniu com a senadora no gabinete dela em Brasília, solicitou que a parlamentar permaneça na coordenação. “Fiquei preocupado quando soube que você iria assumir outra função”, brincou. A senadora demonstrou disponibilidade para permanecer mais um período, porém, defendeu o rodízio entre os parlamentares na coordenação.

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), será um dos articuladores do grupo parlamentar naquela Casa. “Ele tem muita proximidade conosco e vai ajudar nos trabalhos”, disse o conselheiro da Embaixada, Rafael Hidalgo Fernandes, que acompanhou o embaixador junto com secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Abreu.

Outra demanda a ser trabalhada é a questão da revalidação do diploma dos médicos brasileiros formados na Escola Latino Americana de Medicina (Elam) de Cuba. O assunto será debatido em audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A ideia é que esses profissionais possam trabalhar nos municípios no interior do país. Cerca de 600 deles não possuem médicos.