Sem categoria

Em vista à China, Patriota avalia comércio bilateral

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, finalizou nesta sexta-feira a sua visita oficial à China, na qual analisou o comércio bilateral, compensações econômicas e outros temas internacionais, entre eles, a situação na Líbia

Patriota reconheceu que há dificuldades nas relações entre Brasil e China em decorrência da baixa cotação da moeda do país (yuan), o que afeta as negociações comerciais entre os dois países.

Patriota esteve reunido com o ministro de Comércio chinês, Chen Deming, com o ministro das Relações Exteriores, Yang Jiechi, e com o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, com quem manteve conversas produtivas na sua visita de dois dias.

No encontro com o ministro de Comércio chinês, Chen Deming, Patriota tratou de temas espinhosos, como a relação bilateral, o acesso de produtos brasileiros ao mercado chinês e o pedido de Pequim para que o Brasil cumpra sua promessa de reconhecer a China como economia de mercado.

Patriota disse ainda que o encontro com as autoridades chinesas estabeleceu os fundamentos para a visita da presidente Dilma Rousseff no próximo mês, no que será a primeira viagem de Dilma ao Oriente.

Fonte: Valor