Sem categoria

Arábia Saudita anuncia que reprimirá qualquer manifestação

O Ministério do Interior saudita advertiu neste sábado (05/03) que empregará as forças de segurança contra quem tentar alterar ou infringir "o sistema", segundo um comunicado de seu porta-voz, o general Mansur el Turki.

"As forças de segurança estão autorizadas legalmente a adotar as medidas requeridas contra todo aquele que tentar alterar ou infringir o sistema de qualquer maneira", assinala El Turki na nota, divulgada pela agência estatal SPA.

El Turki lembrou que as normas no reino proíbem todo tipo de manifestações porque "se contrapõem aos princípios da lei islâmica, os valores e costumes da sociedade saudita, e porque infringem a ordem pública, além de prejudicarem os interesses públicos e privados".

Segundo o porta-voz, esses tipos de ações "geram o caos, que por sua vez causa derramamento de sangue, saques e riscos para a propriedade".

No último dia 23, o rei saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, anunciou um milionário pacote de ajuda econômica e social em seu retorno à Arábia Saudita após permanecer três meses fora para se submeter a uma operação.

Existe um temor na Arábia Saudita de que se reproduzam as revoltas populares como as da Tunísia e do Egito.

Há anos, as áreas de maioria xiita, como as províncias de Al-Ahsa e Al Quteif, no leste do reino, se queixam da marginalização legal que sofrem, já que os xiitas não podem entrar no Exército, no Ministério do Interior, no Ministério de Relações Exteriores, e vários outros órgãos do governo.

Fonte: Opera Mundi