Sem categoria

China vai aderir aos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica

A China vai aderir aos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica e às normas que regem as relações internacionais nos laços de estado para estado, incluindo a cooperação e a competição, disse o ministro das Relações Exteriores Yang Jiechi, nesta segunda-feira (7). "Ao perseguir interesses próprios, é preciso conciliar os interesses dos outros, deve-se aprender a se colocar no lugar dos outros", disse ele numa entrevista coletiva à imprensa no Grande Salão do Povo.

"Não se deve avançar na conquista de interesses próprios à custa dos outros, menos ainda provocar o confronto através da criação de conflito hipotético. A cooperação mutuamente benéfica é o aspecto principal das relações da China com outros países”, acrescentou.

Para o ministro, a concorrência deve ser encarada com a mente aberta e inclusiva e ser conduzida em condições de igualdade e justiça, enfatizando que a China se opõe a politizar as questões comerciais e rejeita dois pesos e duas e a discriminação.

Yang fez um chamamento para a competição benigna, com o objetivo de buscar benefícios mútuos. O desenvolvimento da China oferece um amplo espaço para a cooperação com outros países. A China vai reforçar a sua cooperação mutuamente benéfica com os outros países a fim de fortalecer os interesses comuns, de acordo com Yang.

A China tomou medidas experimentais para trabalhar com os países desenvolvidos na realização da cooperação com terceiros países. É claro que a cooperação tem de buscar o consentimento e o apoio do primeiro país de acolhimento, disse ele.

Fonte: China Daily