Sem categoria

Partido Comunista de Cuba elege delegados de Congresso

Os mil delegados que vão assistir ao 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), agendado para abril, já foram eleitos, informou nesta sexta-feira (11) o jornal Granma.

Símbolo do 6º Congresso do PCC

A seleção ocorreu por meio de assembleias entre secretários-gerais de organizações municipais e distritais cubanas, e escritórios regionais das Forças Armadas e do Ministério do Interior.

Paralelamente a esse processo, foram eleitos os 1.280 pré-candidatos a membros do Comitê Central do partido. Eles ainda passarão por outra eleição, e os aprovados terão a candidatura apresentada no Congresso.

O diário cubano destaca o exercício democrático efetuado pelos núcleos do Partido Comunista, que consultaram seus militantes em milhares de reuniões para conhecer suas opiniões em relação às candidaturas dos delegados, entre outras questões.

O Granma indica que o Congresso será caracterizado por ter um número menor de delegados que os encontros anteriores, em correspondência com a racionalidade e funcionalidade que os tempos atuais exigem.

O Granma recorda que o tema essencial do Congresso será a análise do Projeto de Alinhamento da Política Econômica e Social do Partido e a Revolução, e agrega que se encontra na fase final a revisão das sugestões redigidas durante a consulta popular, realizada em todo o país, para entregar aos delegados uma nova versão do documento prévio ao encontro.

O 6º Congresso do partido será realizado em abril, nos dias do aniversário de 50 anos da declaração do caráter socialista da Revolução e da vitória sobre os mercenários na Baía dos Porcos.

Com informações do Cubadebate