Presidenta Dilma visita Uberaba e lança gasoduto
Na última quinta-feira (17), foi realizado na cidade de Uberaba (MG), o Programa de cerimônia de assinatura do Protocolo de intenções entre Petrobrás, CEMIG e Governo de Estado de Minas Gerais para implatanção do gasoduto e da unidade de fertilizante nitrogenado de Uberaba (MG).
Publicado 18/03/2011 08:40 | Editado 04/03/2020 16:50

Participaram do ato de assinatura a Confederações dos Movimentos Populares, FIEMG, Transpetro, Petrobrás, Câmara Municipal de Uberaba, Associação dos Municípios do Vale do Rio Doce, Deputados Federais e Estaduais, os Ministérios da Comunicação, Minas e Energia, do exterior, o Governador de Minas Gerais Antonio Anastásia e a presidenta Dilma Roussef, o movimento dos sem terra, lideranças locais entre os partidos políticos.
Foi exibido um vídeo institucional da Petrobrás sobre os fertilizantes nitrogenados explicando que o Brasil passará a produzir 519 toneladas de amônia através do gás natural, as vantagens passam pela diminuição da importação de amônioa, circulação de carretas com produto tóxico pelas estradas, suficiência em amônia e geração de empregos.
O Prefeito Municipal Anderson Adauto foi o primeiro a fazer uso da palavra e ressaltou que Uberaba entra para a história como a primeira cidade de Minas Gerais a ser visitada pela Presidente. Lembrou a história de vida da família de Dilma na cidade de Uberaba e sua infância, “Deve fazer muito bem, passa a infância aqui e voltar Presidenta”, afirmou Adauto.
Ainda, cobrou o compromisso eleitoral com o Triangulo Mineiro que é a duplicação da BR-262 no trecho entre Nova Serrana e Uberaba. Anderson Adauto, afirmou que a obra estruturante da Fábrica de amônia começou com o Lula, passou a fazer parte do PAC e foi entregue a Petrobrás,onde teceu história desenvolvimentista da Petrobrás com o país.
Foi assinado em sequencia o edital de licitação de 60milhoes no PAC 1 para a planta de amônia em Uberaba e outra obra de licitação pluvial de 31 milhões com contrapartida município de 11 milhões.
O Presidente da Federação Única dos Petroleiros, João de Moraes, alertou que é importante olhar para o passado para ver o futuro. O passado foi de um Projeto de desnacionalização e de privatização dos fertilizantes e este processo foi barrado pela luta dos sindicatos. Saudou as mulheres nas figuras femininas de Uberaba, Minas Gerais e Petrobrás.
A Presidente Dilma Rousseff cumprimentou as mulheres do evento e afirmou que o seu governo é municipalista. Disse ainda que, “Uberaba é minha terra de origem porque meus pais se conheceram aqui”. Homenageou a Lucilia Rosa primeira vereador mulher e comunista do Brasil que faleceu em 4 de março de 2010 na cidade de Uberaba. (Link para o falecimento de Lucila Rosa http://sumayra.blogspot.com/2011/03/morreu-aos-98-anos-comunista-lucilia.html).
Dilma afirmou que o Brasil será a maior potencia em exportação de amônia e potássio e que o esforço é em produzir fertilizantes e investir em energia renovável. Foi categórica ao afirmar que vai controlar a inflação fazendo o país crescer, aumentando a oferta de bens, serviços e oportunidades. “A planta de fertilizantes gera oportunidades, e é importante tomarmos o futuro em nossas mãos, seremos o país explorador de Potássio.” Afirmou a presidenta. Na sua volta à Brasília deixou um recado: “Estou indo encontrar o Presidente Barack Obama e vou dizer que o Brasil quer vagas nas faculdades e Universidade americanas para os nossos estudantes.
De Uberaba,
Sumayra Oliveira