Sem categoria

Hugo Chávez: “Absolutamente nada justifica essa invasão”

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez Frías, advirtiu neste domingo (20) que uma invasão imperial para apossar-se do petróleo venezuelano se chocaria com um grande movimento de resistência

A declaração foi feita a propósito da nova cruzada armada que os Estados Unidos empreenderam , apoiado principalmente por França, Reino Unido e Espanha, contra a Líbia, o quarto produtor de petróleo na África.

Depois de insistir que a via diplomática era a melhor saída para resolver um conflito político como o que foi gerado na Líbia, Chávez reiterou que a invasão militar contra o país africano só cobiça o petróleo existente no subsolo da nação agredida.

“Nada justifica esta invasão, absolutamente nada. O império ianque tomou a determinação de aproveitar o momento de insurgência popular não só para tirar Kadafi do poder ou matá-lo, se puderem fazer isso, e o mais importante para eles é o petróleo".

"Oxalá que não lhes ocorra fazer o mesmo com o petróleo venezuelano, prosseguiu Chávez,  porque cairiam sobre esta terra milhões de 'guaicaipuros' (cacique indígena que se revelou contra a invasão espanhola), de lanceiros".  "Com a Venezuela nem lhes ocorra isso, senhor Obama”, enfatizou, dirigindo-se ao presidente estadunidense.

Agência Venezuelana de Notícias