PCdoB-BA aguarda comunicado de desfiliação de Edson Pimenta

O deputado federal Edson Pimenta ainda não entrou em contato com a direção do PCdoB Bahia para falar sobre sua intenção de deixar o partido para ingressar no PSD (Partido da Social Democracia), cujo embrião foi lançado no domingo (20/3), em Salvador. “Estamos sabendo desta notícia pela imprensa e pelo contato que ele fez com algumas pessoas mais próximas a ele. Nenhum contato formal foi feito com nenhuma instância da direção do partido”, informou o presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida.

“Nós estamos surpresos com esta informação, considerando que Edson é uma liderança política forjada e formada no PCdoB. Desde o início de sua militância, ainda como trabalhador rural até a sua militância sindical, articulada e orientada pelo PCdoB. Nesta trajetória o partido levou-o à Presidência da Fetag Bahia (Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia), a dois mandatos de deputado estadual e um mandato de deputado federal, além de percorrer todas as instâncias de direção do partido, desde membro do Comitê Municipal em Ibicoara, até o Comitê Estadual e o Comitê Nacional do partido. Em nenhum momento lhe faltou espaço, tanto do ponto de vista da participação institucional, na vida partidária, como do ponto de vista político. O PCdoB o levou a condição de ser o primeiro deputado estadual originário do campo na Assembleia Legislativa da Bahia e também à Câmara Federal”, ressaltou o presidente do PCdoB.

Para Daniel Almeida, se a saída de Edson Pimenta se confirmar para se filiar ao PSD, significa o abandono do campo político que sempre atuou: dos projetos em defesa dos trabalhadores, do socialismo, da luta pela reforma agrária, para um outro caminho, que não significa a manutenção de sua identidade. “Seguramente a militância do partido está acompanhando com perplexidade esta movimentação e continuará nesta trajetória vitoriosa do PCdoB. O PCdoB é um partido que vem crescendo. É vitorioso na Bahia, nos movimentos sociais, e comemorará os seus 89 anos, na próxima sexta-feira, mantendo esta militância crescente, pois cada vez mais pessoas se filiam ao nosso partido, devido aos compromissos que assumiu com a Bahia e o Brasil”, acrescentou Almeida.

As notícias sobre a saída do deputado federal Edson Pimenta do PCdoB começaram a surgir no sábado, após entrevista do parlamentar ao Blog do Anderson, de Vitória da Conquista, no interior do estado. A informação foi repercutida por diversos veículos da imprensa baiana, mas até o momento o parlamentar, que foi ao ato de fundação do PSD no domingo, ainda não comunicou oficialmente seu pedido de desfiliação do PCdoB.

De Salvador,
Eliane Costa