Sem categoria

PCdoB participa de encontro mundial das forças de esquerda

Uma delegação do PCdoB — composta pela deputada federal Perpétua Almeida (AC) e por Ronaldo Carmona, da Comissão de Relações Internacionais do partido — participou do 15º Seminário Internacional “Os Partidos e uma Nova Sociedade”, na Cidade do México. Com intervenção inicial, na quinta-feira (17), do presidente legitimo de Honduras, Manuel Zelaya — deposto por um golpe de Estado em 2009 —, o encontro foi organizado pelo Partido do Trabalho do México e se estendeu até sábado (19).

Carmona apresentou a intervenção do PCdoB na tarde de sexta e animou o plenário ao anunciar que o presidente americano, Barack Obama, em visita ao Brasil, havia desistido de fazer um pronunciamento aberto em praça pública — no caso, na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Devido às mobilizações anunciadas pelas forças de esquerda e pelos movimentos sociais brasileiros, o discurso de Obama foi transferido para o Theatro Municipal, com a presença de um público restrito.

De forma livre e em bom português, Perpétua Almeida usou a palavra em seguida para destacar a importância estratégica da Amazônia brasileira e sul-americana. A deputada ressaltou a riqueza da biodiversidade da região, bem como de sua água e seus recursos naturais — alvos da cobiça imperialista.

O seminário contou com a participação de 102 partidos políticos de esquerda e anti-imperialistas, de 37 países, dos cinco continentes. Também estava presente André Manuel Lopez Obrador, candidato que venceu, mas não levou as fraudadas eleições presidenciais do México em 2006. A esquerda mexicana vive intenso debate preparatório rumo às eleições 2012.

No último dia de programação, as delegações do seminário aprovaram um conjunto de moções. Uma delas manifesta repúdio à agressão imperialista à Líbia ocorrida no sábado. O encontro foi encerrado sob os acordes de A Internacional, cantada pelo plenário nas mais diversas línguas.

Em 2012, a 16ª edição do seminário volta a acontecer na capital mexicana, entre 22 e 24 de março. Uma reunião do Grupo de Trabalho do encontro — que contou com a participação do PCdoB — discutiu ajustes metodológicos e a pauta da reunião do próximo ano. Na opinião dos comunistas brasileiros, esse espaço se consolida como um dos principais foros de intercâmbio da esquerda em todo o mundo.

Já no domingo (20), o Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo se reuniu, também na Cidade do México, para finalizar os preparativos do próximo Foro, que ocorre entre 18 a 21 de maio, em Manágua, na Nicarágua. Ronaldo Carmona representou o PCdoB na reunião do GT, enquanto a Perpétua retornou no domingo ao Brasil.

Da Redação