Escola Mário Quintana recebe premiação nacional

O empenho da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Quintana em discutir igualdade racial será reconhecido nesta segunda-feira, 21, em Brasília, quando a diretora Silvana Conti receberá o Selo de Educação para a Igualdade Racial. A instituição será a única laureada do Rio Grande do Sul.

silvana Conti - Divulgação

O prêmio é concedido a instituições que contribuem para a construção, em sala de aula, de conhecimentos que valorizem o patrimônio histórico e cultural dos povos negros no Brasil e na África, e que apontem para a riqueza da diversidade cultural como marca característica da sociedade do país, fortalecendo a identidade nacional.

Desde 2005, a escola tem investido em um projeto político-pedagógico que trate de uma educação antirracista, por meio da Tribo Mojúodara (palavra do idioma africano yorubá, que significa “belo saber”). Com isso, são abordados processos anti-discriminatórios e diferenças étnicas, sexuais e religiosas, como prevê a lei nº 10.639/03.

A professora afirma que a instituição faz, e continuará fazendo, investimento em livros, jogos e bonecas com este recorte racial. “Racismo é uma doença e, por isso, é importante trabalharmos com a igualdade de direitos. E trabalhar com a política antirracista é trabalhar com brancos e negros”, justifica.

Sobre a conquista, Silvana demonstra muita alegria. “Para nós, é uma grande satisfação, é o reconhecimento do nosso trabalho diário. Estamos honrados e muito felizes; vou trazer de Brasília esta premiação para a escola e para a comunidade que contribui para que tudo isso aconteça”, exulta.

O prêmio é resultado de parceria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), firmada com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad), a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Fonte: PMPA