Sem categoria

Japão confirma vazamento de plutônio em usina nuclear

A empresa Tokyo Electric Power (Tepco), que administra a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, informou nesta segunda-feira (28) que testes feitos em cinco locais distintos da central identificaram a presença de plutônio.

Para a Tepco, o material deve ser proveniente do combustível que vazou de um dos reatores danificados em decorrência do terremoto seguido pelo tsunami, no último dia 11.

Um porta-voz da Tepco explicou que a presença de produtos químicos radioativos, como iodo e césio, pode ter como causa varetas de combustível danificadas. No entanto, a pressão dos reatores manteve-se estável, indicando que os núcleos devem estar intactos.

A Tepco tem tentado retirar a água contaminada de três dos seis reatores de Fukushima 1 antes de reativar o sistema de resfriamento, a expectativa é de que na terça-feira a companhia passe a bombear água doce para os reservatórios de dois reatores, ao invés de água do mar, evitando que o sal corroa o sistema de resfriamento das unidades.

Também foram identificados níveis elevados de radiação nos túneis que passam sob os edifícios dos reatores 1, 2 e 3. A Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) – que é vinculada à Organização das Nações Unidas – anunciou nesta segunda que vai convocar uma conferência de alto nível sobre procedimentos de segurança em usinas nucleares em todo o mundo, depois do ocorrido em Fukushima.

O diretor da AIEA, Yukia Amano, afirmou que a reunião deve ocorrer na segunda quinzena de julho. De acordo com ele, a conferência vai se concentrar na avaliação da situação no Japão e nas lições que devem ser tiradas para melhorar a resposta internacional a esse tipo de acidentes.

A Usina Nuclear de Fukushima Daiichi sofreu danos que levaram a explosões e vazamentos de radiação em quatro dos seis reatores. Amano disse que, além de peritos em energia nuclear, 151 membros da AIEA deverão participar da conferência em julho para a exigir mais empenho político dos governos.

Com agências