Sem categoria

MAS da Bolívia comemora 16 anos em ato com 20 mil pessoas

No último domingo, dia 27 de março, exatamente 16 anos depois da fundação do partido, mais de vinte mil bolivianos militantes do MAS, vindos de todos os departamentos do país, se dirigiram ao estádio de Sacaba, em Cochabamba – chamado por eles de “coração da Mãe Terra” – para participar das atividades comemorativas dos 16 anos do “instrumento político revolucionário” MAS-IPSP.

Em 27 de março de 1995, um pequeno grupo de importantes lideranças camponesas e indígenas da Bolívia se reuniu em Santa Cruz de la Sierra para fundar o Movimento ao Socialismo – Instrumento Político pela Soberania dos Povos (MAS-IPSP).

Camponeses e indígenas, oprimidos, explorados, discriminados e humilhados por séculos pelas classes dominantes bolivianas, pelo colonialismo e pelo imperialismo, seguem o exemplo de Tupac Katari e Bartolina Sisa e organizam, de forma independente, a rebeldia popular. A decisão significou uma passagem da luta sindical e social para algo mais, a luta política pelo poder de Estado.

Passados 16 anos, hoje o MAS boliviano leva à frente a sua Revolução Democrática e Cultural. Fez de seu líder, Evo Morales Ayma, presidente do país; com 64% dos votos nas últimas eleições conquistou mais de dois terços dos deputados e senadores, oito dos nove governadores dos departamentos (equivalente aos estados no Brasil), a maioria dos parlamentares departamentais, e a imensa maioria de alcaides (prefeitos) e “consejales” (vereadores).

Hoje o MAS-IPSP une os trabalhadores do campo e da cidade, estudantes e intelectuais, e não é mais uma força política somente dos indígenas e camponeses, mesmo que estes sejam a grande maioria. Entre seus aliados mais importantes está o Partido Comunista da Bolívia.

Ato político e festivo

Mais de uma dezena de oradores se revezaram com grupos culturais de música e dança. Cada discurso de lideranças dos movimentos sociais, de parlamentares e membros do governo, era seguido de uma apresentação de cultura popular, com músicas que exaltavam a atitude revolucionária e a luta dos bolivianos e dos latino-americanos.

A primeira oradora foi a presidente departamental do MAS de Cochabamba e Secretária de Relações Internacionais do MAS, Leonida Zurita, que fez referência aos convidados internacionais. Estavam presentes os embaixadores de Cuba, Nicarágua e Venezuela, e dois partidos, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e o Partido Comunista Japonês.

Depois de ouvirem os discursos de conteúdo popular e revolucionário, altamente politizados, de várias lideranças sociais e parlamentares, os militantes presentes ouviram atentamente os brilhantes discursos de David Choquehuanca, ministro das Relações Exteriores, e do vice presidente, Álvaro Garcia Linera, que expuseram a história do MAS e as conquistas desses útimos anos desde a posse do governo Evo Morales, e fizeram uma saudação a todos os revolucionários do mundo.

“Enquanto houver capitalismo e imperialismo haverá luta”

O último orador foi o presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Evo Morales. Evo caracterizou a Revolução Democrática e Cultural como um processo em que “a consciência do povo é o mais importante para mudar”. Em seguida, disse que, para o MAS-IPSP, “enquanto houver capitalismo e enquanto houver imperialismo, a luta dos bolivianos e a luta dos povos vai continuar”.

Presidente do Estado boliviano, e também presidente do MAS-IPSP, Evo Morales conclamou os quadros e militantes presentes a manterem a unidade, a honestidade e a confiança, fez menções a desafios maiores, e destacou autocriticamente problemas e riscos a combater, como a divisão, o oportunismo e a corrupção, o sectarismo e a burocratização.

Evo afirmou que “não há alternativa ao seu governo na Bolívia de hoje, a não ser a volta ao neoliberalismo”, e que para fazer o processo revolucionário boliviano avançar é preciso consolidar o novo Estado e promover as transformações econômicas e sociais.

PCdoB no aniversário do MAS-IPSP

Entre os convidados internacionais, esteve presente o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), representado pelo seu Secretário de Relações Internacionais, Ricardo Alemão Abreu, que entregou a Evo Morales uma mensagem e um presente do PCdoB parabenizando o MAS-IPSP pelos seus 16 anos. Veja abaixo a mensagem do PCdoB ao MAS-IPSP:

Ao MAS-IPSP

Estimado companheiro Presidente Evo Morales Ayma
Estimados companheiros e estimadas companheiras

Em nome do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), fazemos chegar afetuosas saudações ao Movimento ao Socialismo – Instrumento Político pela Soberania dos Povos e a todos seus militantes pelo transcurso do 16º aniversário da fundação do MAS-IPSP.

A existência do MAS-IPSP é essencial para seguir adiante e aprofundar até o socialismo os importantes avanços que vosso país registra desde o início da Revolução Democrática e Cultural. Neste sentido, fazemos votos para que o MAS-IPSP, junto a seus aliados, tenha muitos êxitos e seja expressão do fortalecimento da luta revolucionária dos bolivianos.

O PCdoB valoriza intensamente a excelente relação entre nossas duas organizações, entre nossos dois povos e entre nossos dois países. Nossos dois povos, vizinhos, que compartilham imensa fronteira, têm importante sentimento de amizade. E, em especial, apreciamos os fortes laços que foram estabelecidos recentemente entre nossos dois governos, e os avanços na integração Sul e Latino-americana.

No Brasil, a recente eleição da presidente Dilma Rousseff – com a continuidade, por um terceiro período consecutivo, das forças democráticas e de esquerda à frente do governo brasileiro – representou a possibilidade ao mesmo tempo de continuidade e aprofundamento da política desenvolvida no governo do presidente Lula, ao mesmo tempo em que representa a continuidade do ciclo progressista na América Latina e um instrumento em oposição às ameaças golpistas da direita latino-americana e do imperialismo estadunidense.

Os comunistas brasileiros fazem votos de pleno êxito para os irmãos bolivianos em seus desafios de aprofundar a Revolução Democrática e Cultural, e de fortalecimento político, organizativo e ideológico do MAS-IPSP.

Viva o 16º aniversário do MAS-IPSP!
Viva o povo boliviano!
Viva a amizade do PCdoB e do MAS-IPSP!
Viva a unidade latino-americana!

Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais do PCdoB