Sem categoria

Wevergton Brito Lima: A eficácia da propaganda socialista

Nos dias 21, 23, 25 e 28 de março, foram ao ar 40 inserções estaduais de 30 segundos do PCdoB-RJ (10 por dia). Por decisão da executiva estadual do partido, as inserções foram dedicadas à divulgação do programa socialista com foco no crescimento partidário e no chamamento à filiação, dando consequência às preocupações do Comitê Central, que conclamou o partido a ter mais empenho na divulgação do programa socialista e na preservação da identidade revolucionária do partido. 

por Wevergton Brito*

Foram escalados para aparecer nas inserções 24 camaradas, porta-vozes não apenas de suas corporações, de seus segmentos de atuação ou de seus eleitores, mas porta-vozes do partido no chamamento à filiação e na divulgação do programa socialista, no mês em que o partido comemorou 89 anos.

Onze desses camaradas apareceram nas inserções veiculadas pelos “cabeças” de rede (Globo, Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV, Rede Brasil e CNT) e 13 foram distribuídos pelas repetidoras do interior (Norte Fluminense – Record e Globo, Sul Fluminense – Bandeirantes e Globo, Região dos Lagos – Globo e Região Serrana – Globo e SBT).

Todos os programas começaram com a mesma frase: “Você precisa conhecer o programa socialista do PCdoB” e terminaram também com o mesmo texto: “O Brasil avançou nos últimos anos, mas pode avançar muito mais. O Futuro será socialista!”. O programa sempre finalizava com a camarada Jandira Feghali fazendo um apelo à filiação nestes termos: “Junte-se a nós, traga suas ideias, filie-se ao PCdoB!”, com o número do telefone da sede aparecendo ao lado.

Do programa participaram não só nossas principais referências institucionais: Jandira Feghali (deputada federal), Edmilson Valentim (ex-deputado federal), Enfermeira Rejane (deputada estadual), Roberto Monteiro (vereador da capital), entre outros, mas também lideranças do movimento social (Monique Lemos – presidente da UJS-RJ, Helena Piragibe – presidente da UBM-RJ, Mônica Custódio – coordenadora estadual de Combate ao Racismo, e Maurício Ramos – presidente da CTB), além, é claro, da presidente estadual do partido, Ana Rocha.

O resultado foi bastante positivo. Durante oito dias (do dia 21 ao dia 28) ligaram para a sede estadual, pedindo filiação, 117 novos camaradas de 18 municípios: Rio de Janeiro (59), Duque de Caxias (16), São Gonçalo (8), Nova Iguaçu (7), Belford Roxo (7), São João de Meriti (7), Campos (2), Niterói (2), Vassouras (2), Arraial do Cabo (1), Japeri (1), Itaboraí (1), Magé (1), Mesquita (1), Teresópolis (1), Cabo Frio (1), Nilópolis (1) e Mendes (1).

No dia 4, segunda-feira, faremos, na sede estadual, uma reunião de boas vindas a estes novos filiados, a partir das 18h.

A boa receptividade que o programa obteve, mesmo com uma produção modesta, mostra que a propaganda socialista é um bom chamariz para a filiação.

O PCdoB foi um dos poucos PCs do mundo, talvez o único, que cresceu durante o período da crise do socialismo. Isso só foi possível porque o partido soube unir uma ação política ampla com a preservação da identidade revolucionária.

Evitando chavões, discursos dogmáticos e distantes do povo ou de sua realidade, respeitando a linguagem de cada veículo, não só é possível, mas necessário fazer do programa socialista um constante instrumento de agitação e propaganda, como forma de mostrar ao povo que o PCdoB representa uma perspectiva mais avançada, construindo assim um PC cada vez mais preparado para os grandes embates de classe que o povo brasileiro inevitavelmente travará, em sua luta para construir uma nação forte tendo como rumo o socialismo.

*Wevergton Brito Lima é jornalista e secretário de Comunicação do PCdoB-RJ

Veja, abaixo, a lista dos camaradas que protagonizaram as inserções veiculadas nas emissoras “cabeças” de rede.

1 – Jandira
2 – Edmilson
3 – Ana Rocha
4 – Roberto Monteiro
5 – Mônica Custódio
6 – Monique Lemos
7 – Fernando Cid
8 – Enfermeira Rejane
9 – Maurício Ramos
10 – Romário
11 – Helena Piragibe