Karla Trindade presta homenagens ao PCdoB e Edvaldo Nogueira

Vereadora Karla Trindade presta homenagem aos 89 anos do PC do B - Ascom Câmara Municipal de Aracaju
Na última quinta-feira, 31 de março, a Vereadora Karla Trindade (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para homenagear os 89 anos do PC do B, relembrando momentos marcantes da trajetória do partido que nasceu no dia 25 de março de 1922 no estado do Rio de Janeiro. Na oportunidade, ela também homenageou os 5 anos do governo de Edvaldo Nogueira à frente da Prefeitura Municipal de Aracaju, ressaltando o compromisso desta administração com a ética e o respeito aos interesses da maioria da população aracajuana.

“Ao longo destes 89 anos, o PCdoB enfrentou momentos de cerceamento e mitigação da democracia, se tornando em várias ocasiões alvo principal da arbitrariedade e da truculência. Mas, com a tenacidade de sua militância e a força de seus ideais, seja através dos movimentos sociais, seja na atuação institucional ou na luta de idéias, o PCdoB foi peça fundamental para conquistar e assegurar, aos dias atuais, o estado democrático de direito e o respeito ao exercício da cidadania.”, afirmou a vereadora.

Karla ressaltou a contribuição importante do Partido Comunista do Brasil para a realização de um sonho que parecia impossível, o de eleger o operário Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil, marcando o início de uma nova era na política do país. Referiu-se à coerência do PCdoB que eleva a luta pelo Socialismo como objetivo de todos os militantes, bandeira que foi fundamental para a conquista de outro marco histórico: a eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidenta do Brasil. Sobre a atuação política do partido em Sergipe, a vereadora destacou que “Em 2006 e 2010, o PCdoB participou ativamente da disputa eleitoral e da conquista das vitórias do governador Marcelo Déda, tornando realidade o sonho de várias gerações que acreditam na pujança de nosso estado e na força de seu povo para a construção de um Sergipe de todos”.

Marca de Sergipe na história do PCdoB

Há cinco anos, o prefeito Edvaldo Nogueira entrava para a história do PCdoB, como primeiro membro do partido a governar uma capital. Nesse período, Karla Trindade participou ativamente da administração que projetou Aracaju nacionalmente como a ‘capital da qualidade de vida’, inicialmente como assessora da Juventude, depois como secretária de Governo do município e, atualmente, como vereadora de Aracaju.

A parlamentar, que representa a força jovem na bancada, fez questão de expressar sua satisfação e orgulho por participar de “um governo ético e zeloso com a coisa pública, que busca a eficiência e respeita a legalidade e que enaltece a transparência como fundamento de sua administração”. Ela destacou os avanços conquistados para a capital sergipana em diferentes áreas, elencando as várias obras e ações que nestes 5 anos transformaram a cara da cidade.“Sob a liderança do prefeito Edvaldo Nogueira, Aracaju vivencia uma gestão comprometida com o respeito a seu povo, com o desenvolvimento urbano, com a sustentabilidade, com os direitos sociais, com a educação, com a saúde e com o respeito ao funcionalismo”, pontuou.

Sobre a trajetória política de Edvaldo Nogueira, Karla Trindade ressaltou o compromisso dele com o povo ao citar: “Um político que na juventude, como líder estudantil, enfrentou a arbitrariedade e a truculência da ditadura, que como dirigente partidário sempre foi uma referência aos defensores do Socialismo, que como parlamentar foi voz ativa dos que pregavam os ventos da mudança em Sergipe e que agora como prefeito tem transformado suas ideias e compromissos em ações concretas, melhorado a qualidade de vida de nosso povo e desenvolvido a nossa cidade no rumo do progresso, da modernidade e da sustentabilidade”.

Ao finalizar o discurso parabenizando o PCdoB pelos 89 anos, a vereadora disse que se sente honrada por representar o partido, à frente de uma cadeira que já foi ocupada pelo prefeito Edvaldo e pela ex-deputada Tânia Soares. “Parabéns também à militância do PC do B, que nos movimentos sociais, na participação institucional e na luta de idéias, tem, de forma briosa, reafirmado que pode sim a humanidade construir um novo mundo sem oprimidos”, destacou.

Leia o discurso na íntegra

Excelentíssimos senhoras e senhores vereadores,

Venho à tribuna neste dia para ressaltar duas importantes datas que nós do PC do B e a sociedade temos a comemorar no mês de março. Refiro-me ao dia 25 de março, data de fundação do Partido Comunista do Brasil, bem como ao dia 31 de março, data que neste ano, completam-se cinco anos do Governo do Prefeito Edvaldo Nogueira à frente da Prefeitura Municipal de Aracaju.

No dia 25 de março de 1922, nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, um grupo de trabalhadores, representando vários estados, celebraram a criação do mais antigo dos partidos da atualidade. Sob o espectro da diminuição das desigualdades e do fim das opressões, aqueles trabalhadores deram o primeiro passo de uma grande caminhada pela qual protagonizou o PC do B e que se confundiu com a própria história de luta de nosso povo por democracia, soberania nacional e distribuição de renda.

Ao longo destes 89 anos o PC do B enfrentou momentos de cerceamento e mitigação da democracia, se tornando em várias ocasiões, alvo principal da arbitrariedade e da truculência. Mas, com a tenacidade de sua militância e a força de seus ideais, seja através dos movimentos sociais, seja na atuação institucional ou na luta de idéias, o PC do B nestes 89 anos foi peça fundamental para conquistar e assegurar, aos dias atuais, o estado Democrático de Direito e o respeito ao exercício da cidadania.

Para nós do PCdoB, só com a ampliação da liberdade democrática é possível alcançarmos o progresso e o desenvolvimento do Brasil.

Mas as dificuldades nunca foram maiores que a nossa esperança em construir uma sociedade mais humana, justa e fraterna. Pelo contrário, foi nos momentos mais difíceis e duros de nossa República que o PC do B e sua militância demonstraram força e combatividade. Não escolhemos nunca o caminho mais fácil, mas sim a rota que assegurasse uma perspectiva da transformação social. Não nos deixamos levar pelas teses que camuflavam horizontes e fragilizavam os nossos objetivos, sempre hasteamos a bandeira do Socialismo. Nunca vacilamos na crença que um outro Brasil era possível e provamos que era possível sim, um operário, o Presidente Lula, realizar um grande governo que ampliou a democracia, distribuiu renda e fez nossa economia alcançar desempenho nunca antes visto. Estivemos sempre ao lado daqueles que acreditavam e acreditam em nossa gente, independente de sua cor, idade, crença ou sexo, apostamos e conseguimos eleger a primeira mulher presidenta do Brasil, Dilma Roussef.

Em Sergipe o PC do B se reorganizou ainda sob a batuta do período de ditadura militar e desde então buscou influenciar e participar, de forma decisiva, dos mais importantes momentos da política sergipana, visando sempre a aglutinação de amplos setores progressistas na construção de um projeto avançado e democrático para o nosso estado. Em 2006 e 2010, o PC do B participou ativamente da disputa eleitoral e da conquista das vitórias do Governador Marcelo Déda, tornando realidade o sonho de várias gerações que acreditam na pujança de nosso estado e na força de seu povo para a construção de um Sergipe de todos.

E para nós do PC do B de Sergipe, comemorar os cinco anos do Prefeito Edvaldo no governo de nossa capital é mais uma expressão da capacidade e do compromisso que tem o nosso partido com os mais necessitados.

Nestes últimos 5 anos, o prefeito Edvaldo realizou uma gestão comprometida com os mais caros anseios da população aracajuana e promoveu uma intensa agenda para assegurar aos aracajuanos uma melhor qualidade de vida. Um governo ético e zeloso com a coisa pública, que busca a eficiência e respeita a legalidade e que enaltece a transparência como fundamento de sua administração. Que não submete o interesse público e coletivo aos desejos de alguns ou de poucos.

Sob a liderança do prefeito Edvaldo Nogueira, Aracaju vivencia uma gestão comprometida com o respeito a seu povo, com o desenvolvimento urbano, com a sustentabilidade, com os direitos sociais, com a educação, com a saúde e com o respeito ao funcionalismo.
Nestes cinco anos, o prefeito Edvaldo foi um tocador de obras, a Prefeitura de Aracaju esteve presente nos quatro cantos de nossa querida capital: construção e reformas praças e de escolas, urbanização de ruas e avenidas, das quais podemos destacar como obras que mudaram a fisionomia da capital: o Viaduto Jornalista Carvalho Déda, que melhorou sensivelmente a mobilidade em Aracaju; o Bairro 17 de março, que trouxe dignidade a mais de 900 famílias, acabando com condição precária que viviam estas famílias no “Morro do Avião”; a Creche Dr. Fernando Guedes, no bairro América, que trouxe à Aracaju um novo modal para o atendimento de nossas crianças; a ala pediátrica do hospital Fernando Franco, realização que demonstrou que um bom serviço público de saúde é possível; a Orla Pôr do Sol e a nova Orla da Aruana, trazendo uma nova fronteira para o crescimento do turismo em nossa cidade; a Praça da Juventude, 1ª do País, que assegurou à população do Cj. Augusto Franco um novo espaço para a prática esportiva e o lazer.

Não posso também deixar de ressaltar o compromisso do Prefeito Edvaldo com os servidores públicos municipais. Reordenou a carreira dos servidores públicos, que conquistaram histórica melhoria salarial, e trouxe de volta a assistência médica do Ipes, para garantir a saúde de nossos servidores. E neste ano apresentou a proposta de reajuste no índice de 6%, acima da inflação.

No atendimento ao cidadão, Aracaju se tornou referência na Assistência Social, recebendo inclusive prêmios internacionais.

Aracaju continua sendo uma cidade limpa e organizada, orgulho dos que aqui moram. Na cultura, a administração municipal, realizou e incrementou importantes eventos, como o Forró Caju, o Projeto Verão e o resgate de nosso carnaval de Rua, que reforçam nossa identidade e promovem alegria dos aracajuanos.

Nas finanças a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira se destacou por conseguir aumentar a arrecadação diminuindo o número de contribuintes.

Essas e outras ações demonstram a competência do Prefeito Edvaldo Nogueira como político e como gestor. Um político que na juventude, como líder estudantil, enfrentou a arbitrariedade e a truculência da ditadura, que como dirigente partidário sempre foi uma referência aos defensores do Socialismo, que como parlamentar foi voz ativa dos que pregavam os ventos da mudança em Sergipe e que agora como Prefeito, tem transformado suas idéias e compromissos em ações concretas, melhorado a qualidade de vida de nosso povo e desenvolvendo a nossa cidade no rumo do progresso, da modernidade e da sustentabilidade.

Portanto, quero aqui deixar registrado nesta Casa, os Parabéns aos 89 anos do meu Partido, o PC do B, que aqui tenho a honra de representar e ocupar a cadeira do PC do B já ocupada pelo Prefeito Edvaldo e pela ex-Deputada Tânia Soares. Parabéns também a militância do PC do B, que nos movimentos sociais, na participação institucional e na luta de idéias, tem, de forma briosa, reafirmado que pode sim a humanidade construir um novo mundo sem oprimidos.
E por fim, parabenizo os 5 anos da administração do Prefeito Edvaldo Nogueira, líder de nosso partido, que tem orgulhado nacionalmente o PC do B pela brilhante administração, tornando-se referência de governo ético e incansável na busca de soluções aos anseios do povo.
 

Karla Trindade
Vereadora de Aracaju