Requerimento de Vanessa sobre subcomissão para MPEs é aprovada

Os pequenos empresários ganharam nesta terça-feira (5) uma ferramenta muito importante para a sua causa. Foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, requerimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que cria a Subcomissão Permanente das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo.

As MPEs representam 99,2% das empresas brasileiras, empregam cerca de 60% das pessoas economicamente ativas do País e respondem por 20% do Produto Interno Brasileiro (PIB). “Mesmo sendo essenciais para a economia brasileira, e apesar de serem alvo de políticas específicas para facilitar sua sobrevivência, a existência de boa parte dessas empresas não ultrapassa dois anos”, lamenta a Senadora.

Essa vida curta, segundo a parlamentar, é um dos motivos que justifica a necessidade das MPEs terem uma fórum permanente, dentro do Senado, para debater e pensar soluções, especificamente, para os problemas que enfrentam.

“A mesma preocupação temos que ter com aquelas pessoas que são consideradas, conforme a Lei Complementar nº 128/2008, empreendedor individual, que trabalham por conta própria e que se legalizam como pequeno empresário”, ressalta Vanessa.

De acordo com a senadora a legislação sobre empreendedorismo ainda é muito jovem e precisa ser debatida e aprofundada. “E as leis das MPEs já têm hoje necessidade de serem atualizadas, por isso temos muito trabalho pela frente”, disse.

Da assessoria de imprensa da senadora Vanessa