Sem categoria

Argentina reivindica à ONU soberania das Ilhas Malvinas

Nesta quinta-feira (7), a Argentina entrega às Nações Unidas uma carta dos países-membros da União das Nações Sul Americanas (Unasul) que reivindica a soberania do país sobre as Ilhas Malvinas.

A mensagem foi colocada nas mãos do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, pelo chanceler argentino, Héctor Timerman, durante uma audiência realizada na última quarta-feira (6) na sede da organização mundial, em Nova York.

Nos textos, os países-membros da Unasul reiteram “o firme respaldo aos legítimos direitos da República Argentina na disputa pela soberania das Ilhas Malvinas, Georgias do Sul e Sándwich do Sul”.

Além disso, os países-membros recordam os numerosos documentos divulgados pela ONU e outras organizações internacionais e regionais em relação ao tema. A carta da Unasul também pede ao Reino Unido para reiniciar as negociações com a Argentina com o objetivo de conseguir o quanto antes uma solução pacífica à disputa.

A necessidade de reativar esses contatos foi reivindicada pelo Conselho de Segurança em uma resolução que também pediu as duas partes para se absterem de adotar decisões que impliquem na introdução de modificações unilaterais na situação.

O Reino Unido é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e tem o privilégio de veto junto aos Estados Unidos, a França, Rússia e China.

Fonte: Prensa Latina