Bebeta preside comissão por implantação de hospital em Cruz Alta

 A vereadora Elisabeth Zavaglia Silva, a professora Bebeta do PCdoB, irá presidir a Comissão Especial para tratar da possibilidade de implantar no município de Cruz Alta um Hospital Público ou Fundação Pública no prédio onde funcionava o antigo Hospital Nossa Senhora de Fátima. Segundo ela, a comissão, em conjunto com a comunidade, mostrará ao Estado e União à necessidade da abertura de um novo Hospital ou Fundação Pública para a região.

Bebeta - Divulgação

O primeiro encontro com autoridades, ocorreu nesta terça-feira (5) com o Secretário-adjunto de Saúde no RS, Elemar Sand, e a Coordenadora Regional de Saúde Cristina Machado. Elemar reconheceu que a região realmente carece de um hospital voltado à área da pediatria. “É preciso muita união de todos os segmentos para que este sonho se concretize”, disse Sand.

Para a vereadora Bebeta, a eleição de Dilma Roussef e Tarso Genro pode ser o grande diferencial para a abertura de um Hospital Público para a região. “O governador já demonstrou que tem proposta concreta para a saúde dos gaúchos e a presidenta já anunciou medidas fortes para ampliar os recursos financeiros na área da saúde e melhorar a qualidade do atendimento da população. Isto nos faz crer na possibilidade de abertura de um novo hospital, de caráter”, disse Bebeta.

A vereadora também lembra que existiam 120 leitos ativos no antigo Hospital Nossa Senhora de Fátima. Destes, 33 foram desativados já em 2006, restando disponíveis apenas 87, sendo que a assistência correspondia a 73,85% pelo SUS, 17,52% IPE e 8,63% com convênios e particulares. “Tem de se levar em conta que além do fechamento do Hospital Nossa Senhora de Fátima, ocorreu ainda em 2005 o descredenciamento do Hospital Santa Lúcia no SUS, sendo que esta situação acabou levando toda essa demanda para o Hospital São Vicente de Paulo”.

O município teve reduzido em mais da metade o número de leitos no SUS. Hoje o atendimento pelo Sistema Único de Saúde ficou restrito aos 123 leitos do Hospital São Vicente de Paulo, o que além de sobrecarregar o atendimento, acaba represando a demanda acumulada a cada ano. Segundo Bebeta, não se pode esquecer que o Hospital São Vicente de Paulo é referência regional e mesmo atendendo mais de 70% dos pacientes usuários do SUS, estes leitos são utilizados tanto pelos usuários de Cruz Alta, como os da região.

“A par disso, salientamos que a região da 9ª Coordenadoria de Saúde não possui nenhum hospital com leito de UTI Neonatal pelo SUS e nem referência em pediatria, problema que poderia ser solucionado se o antigo Hospital Nossa Senhora de Fátima, prédio com 4 pavimentos e 2 blocos, fosse transformado em um hospital público estadual e/ou federal ou mesmo em uma fundação pública constituída pela União, Estado e Municípios, o de Cruz Alta e os demais da região que tiverem interesse”.  Outro fator que deve ser considerado é a superlotação dos hospitais da capital, sendo que 40% dos pacientes lá internados são do interior, portanto, sustenta a vereadora Bebeta, “é necessário urgentemente reverter este quadro com políticas de descentralização dos serviços”.

De Cruz Alta
Rodrigo da Luz