Eduardo Farias pede equilíbrio nos debates sobre saúde

 Médico, ex-secretário municipal de Saúde e ex- superintendente da Funasa, o deputado Eduardo Farias (PCdoB) pediu aos colegas que busquem o equilíbrio nos debates sobre a área de saúde do governo do Estado. “Eu não gosto de entrar em debate do tipo oito ou oitenta. Não quero o ufanismo de que está tudo certo, nem o ceticismo de que está tudo um caos”, colocou.

equilíbrio nos debates sobre saúde

 Para Farias, os deputados não têm o direito de observar com a mesma visão que o cidadão comum, pois têm acesso a informações privilegiadas, sigilosas e o foro privilegiado da liberdade de expressão. “Portanto, o debate sobre saúde tem que ser posto neste diapasão. Neste eu topo. Eu sou daqueles que, como disse o Astério Moreira, sabe como a saúde está e como era. Sabemos o quanto melhoramos, mas temos que ter o pé no chão e a humildade de reconhecer que temos que avançar ainda mais”, declarou.

O deputado lembrou que o Brasil é um dos poucos países no mundo que teve a coragem de construir um sistema de saúde universalizado (o SUS) e que contempla até mesmo aos estrangeiros que estejam em território brasileiro. “É um sistema universalizado e integralizado, o que significa que contempla desde a vacina até transplante de altíssimo custo, seja para um morador da Avenida Paulista ou das margens do Jordão”, explicou.

No Acre, segundo Farias, 98% da população depende do SUS, pois não tem plano de saúde e os que possuem, ainda assim dependem de atendimento de emergência em casos de acidentes. “Quando o caso é de emergência não adianta UTI no ar, pois alguns procedimentos têm que ser executados em menos de uma hora e em menos de uma hora não dá para chegar em Goiânia ou Brasília”, lembrou.

Por esta razão, Farias pediu aos colegas ajuda para solucionar os problemas da saúde no Acre, pois o Estado vive um momento em que é comandado por um governador médico, de sensibilidade e competência e este momento deve ser bem aproveitado. “A gente não pode vir aqui debater saúde sem responsabilidade, pois mexe com a vida das pessoas. Não quero vir à tribuna apenas para contrapor o discurso da oposição”, destacou.

Farias também usou a tribuna para defender o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Henrique Corinto, alvo de um discurso do deputado Wherles Rocha (PSDB). “O secretário Henrique Corinto é uma das pessoas de maior grandeza que conheci. É cortez, educado e possui profundo conhecimento daquilo que faz. Foi vítima de uma calúnia, a pessoa que o acusou nunca compareceu sequer a uma audiência”, disse.