Tragédia em Realengo – O que nos resta?

O dia 7 de abril ficará marcado na história do Rio de Janeiro e do Brasil. Um jovem de 24 anos entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste da cidade, atirando em estudantes com idades entre 12 e 14 anos. Uma tragédia sem precedentes.

Testemunhas relataram um verdadeiro massacre. Wellington Menezes de Oliveira teria mirado contra a cabeça dos estudantes, com a clara intenção de matá-las. Alunos, professores e funcionários da escola acreditam que mais de cem disparos foram efetuados. Wellington, um ex-aluno do colégio, estava armado com dois revólveres e recarregou a arma durante a ação.

O ministro da Educação, José Haddad, considerou este um dia de luto para a educação brasileira. Com a voz embargada, a presidente Dilma Roussef se disse chocada e consternada com o episódio e, com lágrimas nos olhos, pediu um minuto de silêncio pelos "brasileirinhos que foram retirados tão cedo de suas vidas e de seus futuros".

Segundo o vereador do PCdoB-Rio, Roberto Monteiro, “a tragédia nos alerta também para a discussão sobre a segurança nas escolas, pois o atirador entrou armado sem que fosse identificado, mas mesmo questões como essa ficam nubladas ao pensarmos nos pais que tem suas crianças mortas ou feridas”.

“O que nos resta, neste momento de perplexidade e dor, é tomar alguma atitude que, por menor que seja, tenha alguma utilidade. O Hemorio anunciou que precisa muito de doação de sangue para as vítimas que estão hospitalizadas” solicitou o parlamentar.

O Hemorio e o Hospital Albert Schweitzer pedem que as pessoas doem sangue para ajudar as vítimas da tragédia. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8 e funciona das 7h às 18 horas.

A falta de doadores já havia prejudicado o estoque do banco de sangue da instituição. Com o episódio, todas as bolsas de sangue disponíveis foram enviadas para o Hospital Albert Schweitzer, onde as crianças foram levadas pelos bombeiros.

Para ser doador é necessário estar com um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Quem precisar de mais informações sobre doações, pode ligar para o Disque-Sangue: 0800-282-0708.