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TV Brasil já abastece 72% das emissoras públicas nacionais

À medida que foi se tornando mais fraca a programação da TV Cultura, foram ganhando mais espaço, na rede nacional de emissoras públicas, os programas da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), ligada ao governo federal. Nascida da fusão entre a TVE do Rio e a Radiobrás, estatal federal, a empresa mantém a TV Brasil — que deu início a suas transmissões em dezembro de 2007.

Àquela altura, a chamada rede pública — que tem emissoras espalhadas por todo o Brasil — retransmitia, sobretudo, programas da TV Cultura. Em junho de 2009, a programação da TV Brasil abastecia 55% das emissoras públicas nacionais. Em dezembro do ano passado, esse índice tinha alcançado 72%.

"O polo de interesse maior da Cultura é o estado de São Paulo e, nesse sentido, a cobertura é bastante eficiente", escreveu o presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad. "Mas como contamos com uma programação diversificada, com atrações de qualidade, estamos convencidos de que será possível conquistar novos espaços em outros estados."

Já Tereza Cruvinel, diretora-presidente da EBC, atribui a ultrapassagem numérica da TV Brasil a um posicionamento adotado pela própria Cultura. "Há cerca de dois anos, numa reunião da Abepec [associação de todas as emissoras educativas estaduais], em Belém, a Cultura disse que, com a criação da TV Brasil, iria redefinir seu papel e que passaria a cobrar pela programação — deixaria de dar os programas gratuitamente para a rede", relata.

Nesse mesmo encontro, a TV Brasil apresentou sua política de rede. A proposta da nova emissora era compor uma grade que unisse seus programas àqueles produzidos pelas TVs locais. Uma das regras da rede da TV Brasil é que cada emissora estadual, mesmo que adquira os produtos nacionais, preserve, pelo menos, quatro horas de programação local.

"Começamos também a fazer coproduções com as emissoras regionais", explica Cruvinel. Exemplo disso é a animação Bangogalango, feita pela TV Minas — estado administrado pelo PSDB — e exibido por toda a rede federal. A TV Brasil tem, hoje, contratos firmados com 22 estados.

Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo