Aprovada moção para a criação de um hospital público regional

Na última sexta-feira (15), em reunião da ASCAMAJA no município de XV de Novembro, a Vereadora Elisabeth Zavaglia Silva, a professora Bebeta do PCdoB, Presidente da Comissão Especial para tratar da possibilidade de implantar no município de Cruz Alta um Hospital Público ou Fundação Pública, apresentou uma Moção de Apoio sobre a criação de um Hospital Público Regional no Alto Jacui, sendo ela aprovada por unanimidade entre os Vereadores da região.

Bebeta - Divulgação

De acordo com a Vereadora, e também proponente da matéria, o empenho da comunidade regional poderá mostrar ao Estado e União à necessidade da abertura de um Hospital Regional no Alto Jacui. “Salientamos que nossa região, não possui nenhum hospital materno infantil com leito de UTI Neonatal pelo SUS e nem referência em pediatria, problema que poderia se solucionar se o prédio do antigo Hospital Nossa Senhora de Fátima, com 4 pavimentos e 2 blocos, fosse destinado para um hospital público estadual e/ou federal ou mesmo em uma fundação pública constituída pela União, Estado e Municípios, o de Cruz Alta e os demais da região que tiverem interesse”, disse Bebeta.

O encontro teve a participação do Presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS) Antônio Inácio Baccarin, o qual comentou sobre a importância da saúde pública e solicitou empenho dos vereadores nesta luta. Já para o Presidente da ASCAMAJA, Gérico Lorimar Wotrich, nossa região carece de um Hospital Público. “Esta solicitação da Vereadora Bebeta é muito importante e com certeza terá o apoio desta entidade”, disse Wotrich.

A abertura de um Hospital Público também foi tema de reunião da União dos Moradores de Cruz Alta (UAMCA), que junto aos Presidentes de Bairros, deliberou que vai passar um abaixo-assinado defendendo a proposição da Vereadora Bebeta. Para o Presidente da entidade, José Guaraci Rodrigues, este tema é de extrema importância para a região, ainda mais se conter uma UTI Neonatal e priorizar o atendimento as gestantes.

Para Guaraci, o fato da região não possuir Hospital Público, reforça a luta pela sua criação. “Além de passar o abaixo-assinado junto às Associações de Moradores, queremos fazer um levante popular na cidade em defesa da criação de um Hospital Público Regional”.

A Comissão Especial já se reuniu com o Secretário-adjunto de Saúde no estado, Dr. Elemar Sand, a Coordenadora Regional de Saúde, Sra. Cristina Machado e com o Prefeito Municipal Vilson Roberto Bastos dos Santos, sendo que todos manifestaram apoio à criação de um Hospital Público. O Prefeito Vilson Roberto disse mais, que se no prédio do antigo Hospital Nossa Senhora de Fátima não for possível, ele vai garantir uma alternativa para a implantação do Hospital Público.

De Cruz Alta
Rodrigo Jesus da Luz