Sem categoria

A caminho do PMDB, Chalita quer ser candidato a prefeito

O deputado federal Gabriel Chalita (PSB-SP) planeja ingressar no PMDB e acalenta a ambição de ser candidato pelo partido a prefeito de São Paulo. Ele tem conversado com o vice-presidente da República, Michel Temer, sobre a proposta e parece contar com o seu apoio, mas o PSB, legenda pela qual se elegeu deputado federal, promete lutar pelo mandato.

A decisão ainda não foi tomada oficialmente, mas a migração do parlamentar é dada como certa. Temer já concordou com sua candidatura e ele seria uma estrela do programa do PMDB que vai ao ar em junho.

Nesta sexta-feira, Temer anunciou o convite a Chalita em Comandatuba (BA) durante um encontro com empresários. O assunto foi acertado entre as lideranças do PMDB paulista e nacional. A assessoria do peemedebista informou que, assim que Chalita aceitar o convite, já poderá se transferir para o PMDB.

Infidelidade

No ano passado, Chalita foi o segundo mais votado em São Paulo com 560.022 votos. Ele não se acomodou bem no PSB, no qual ingressou em 2009, vindo do PSDB, onde jogava no time do governador Geraldo Alkimim. Também não se dá bem com Kassab, que acaba de fundar o PSB.

O vice-presidente também chamou Paulo Skaf, presidente da Fiesp, para aderir à legenda. Skaf concorreu no ano passado ao governo paulista também pelo PSB. Para o presidente PSB de São Paulo, Márcio França, Temer pode ter dificuldade para cumprir o convite.

Na visão dele, o PT e o PMDB deverão ter uma candidatura única em São Paulo no próxmo ano. "É como comprar carro velho. Só quando você está com ele começam a aparecer os problemas. Chega lá na frente o interesse partidário pode ser outro", afirmou.

Segundo o dirigente socialista, o deputado dificilmente deve sair do partido neste momento pelo risco da perda de mandato, já que a migração para o PMDB caracteriza infidelidade partidária, o que não ocorreria se ele escolhesse o partido do Kassab. "Para quem tem um mandato parlamentar é difícil pensar em mudança. O processo de cassação por infidelidade é cada vez mais rápido."

Candidaturas

Os partidos já começam a se preparar para as eleições municipais de 2012. O PC do B de São Paulo aprovou o nome do vereador e cantor Netinho de Paula como pré-candidato a prefeito. O partido também pretende lançar 83 candidatos para disputar a Câmara Municipal.

O PT terá o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como puxador de votos para seus candidatos a prefeito no Estado de São Paulo. Lula já avisou que subirá nos palanques dos candidatos do partido às prefeituras do Estado em 2012.

Lula defendeu que a capital paulista, onde o PT perdeu as duas últimas eleições, seja tratada como prioridade. Em debate fechado, os petistas consideraram forte a possibilidade de o ex-governador José Serra (PSDB) voltar a disputar a Prefeitura de São Paulo. O presidente do PT-SP, o deputado estadual Edinho Silva, defendeu que o partido defina seu candidato até o fim de 2011, seja qual for a decisão do tucano.

Já o PSDB perdeu seis vereadores da bancada na Câmara Municipal de São Paulo nesta semana. Ao sair do partido, os vereadores disseram que estavam 'alijados' do comando municipal da sigla.

Com informações do Estadão.com