Sem categoria

Temer diz que governo espera Selic a 9,5% ou 10% apenas em 2013

Vice-presidente também comentou que expectativa é que o PIB avance 5% em 2012 e 5,5% em 2013

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou sexta-feira, 22, em Comandatuba (BA), que o governo espera que a taxa básica de juros (Selic) atinja 9,5% ou 10% ao ano apenas em 2013. Nesta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou em 0,25 ponto porcentual a taxa Selic, para 12% ao ano.

A perspectiva não está em sintonia com a reivindicação de empresários do setor produtivo e trabalhadores, que criticaram o último anúncio de aumento dos juros feito pelo Banco Central quarta-feira (20) e querem uma mudança imediata na política monetária para trazer a taxa de juros a patamares mais civilizados. O Brasil ainda continua praticando as maiores taxas reais dos juros de todo o mundo.

Temer também comentou que a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) avance 5% em 2012 e 5,5% em 2013. Embora otimista, ele demonstrou preocupação em relação aos rumos que a inflação tem tomado no País. "As pessoas começam a aumentar o preço não pelo que está ocorrendo hoje, mas por causa da expectativa do segundo semestre."

Durante apresentação para empresários, ele avaliou que o Brasil está preparado para iniciar uma ampla reforma política e tributária. "A reforma política está amadurecida. Talvez ela venha para essa legislatura."

Com agências