Cultura digital: Manuela participa de debate

Na noite de segunda-feira, 25, em Porto Alegre, a deputada Manuela d’Ávila coordenou um debate sobre cultura digital, lei de direitos autorais (LDA) e propriedade intelectual. Os participantes do debate foram Fabrício Solagna, do gabinete digital do governador Tarso Genro, e o secretário adjunto de cultura do estado e diretor geral da secretaria, Jeferson Assumção.

 Manuela, relatora do Vale-cultura na Câmara dos deputados e defensora do uso dos softwares livres, destacou que este é um momento decisivo para o país. “Esse debate sobre cultura digital é estratégico por dois motivos: primeiro no desenvolvimento da cultura e, segundo, porque expressa uma concepção quanto ao uso da internet e da questão digital. Hoje, esse debate, que é muito relevante, ainda é periférico. Há, ainda, uma questão geracional: não podemos mais ter uma lei velha e superada que pode, em função disso, prejudicar as novas gerações.”

Para Fabrício, é preciso rever a Lei de Direitos Autorais. Ele ressaltou que o país tem uma excelente forma de arrecadação de direitos autorais e, ao mesmo tempo, possui um dos piores sistemas de distribuição. Outro fator destacado por ele diz respeito à retirada da licença Creative Commons do site do Minsitério da Cultura. “Essa é uma questão que preocupa a todos os militantes da cultura digital porque significa um claro retrocesso”.

Jeferson destacou que existe, hoje, uma desmaterialização dos suportes nas mais diversas formas de arte e é preciso, portanto, dialogar com essa mudança. Segundo ele, outra necessidade do momento que vivemos é o equilíbrio de três aspectos que fazem parte do processo cultural: o acesso, a economia e a estética. “Essas três dimensões da cultura precisam estar alinhadas”.

Fonte: www.manuela.org.br