Movimentos comunitários realizam plenárias por todo estado do Rio

Uma série de plenárias estão ocorrendo no Rio de Janeiro como preparatórias ao 11º Congresso da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam). A secretária de Movimentos Sociais do PCdoB-RJ, Sônia Latgè, destaca a importância desse congresso e convoca a militância a se engajar neste processo.

O congresso da Conam acontecerá de 26 a 29 de maio, em São Paulo. As diversas plenárias devem envolver cerca de 3.500 pessoas, que poderão debater as estratégias para consolidar as conquistas do movimento comunitário nos últimos anos de modo a ampliar seus resultados concretos para as comunidades de todo o Brasil.

Segundo Sônia Latgè, o objetivo também é “apontar as formas para aprofundar as mudanças que ainda são necessárias e que, com a nossa unidade e força de luta, deverão ser incorporados pela presidenta Dilma”.

“Nosso estado tem vivido situações muito díspares nos últimos anos. Enfrentamos experiências traumáticas, tais como tragédias naturais e sociais que nos obrigam a pensar como reconstruir nossas cidades, como no caso do desmoronamento do Morro do Bumba, a destruição causada pelas chuvas de janeiro na região serrana, a tomada do Alemão e Vila Cruzeiro pela polícia ou, ainda, os trágicos assassinatos de jovens na escola de Realengo. É preciso que o movimento comunitário se organize e se prepare para intervir na programação dos agentes políticos e econômicos responsáveis por cada parte dessas reconstruções de modo a fazer uma cidade mais democrática e socialmente justa”, declara Sônia.

A dirigente estadual do PCdoB afirma também que “por outro lado existem desafios poderosos pautados pela realização dos megaeventos que estão programados para o país e, principalmente, de nosso estado. O povo brasileiro e os setores populares têm direito a receber um legado adequado e que acrescente valores as suas vidas! Por esse motivo, o 11º Congresso da Conam ganha ainda maior significado na conjuntura nacional e conclamamos a todos os militantes do PCdoB a se engajarem nesse processo”.

Veja abaixo algumas das plenárias já marcadas:

28/03 – Itaguaí

31/03 – Reunião do Compur

07/04 – São Gonçalo

08/04 – Cabo Frio

15/04 – Itaguaí

16/04 – Duque de Caxias

16/04 – São Francisco de Itabapoana

18/04 – Reunião Comissão de Transporte

18/04 – Nova Friburgo

19/04 – FAFI Rio

20 e 21/04 – Campos

27/04 – Queimados

30/04 – Macaé

30/04 – Niterói (FamNit)