BA: Encontro de Conselhos e gestores de políticas de juventude

Representantes de pelos menos 100 municípios participam nesta quarta e quinta-feira (4 e 5/5), em Salvador, do II Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude. O evento acontece no Espaço Dom Bosco, na Paralela, com a presença da secretária nacional da Juventude, Severine Macedo; do presidente do Conselho Nacional da Juventude, Gabriel Medina; secretários estaduais e outras lideranças do movimento juvenil.

Realizado pelo Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), em parceria com a Coordenação Estadual de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), o encontro será um momento de reflexão sobre o papel e a atuação dos gestores e conselhos de juventude, suas dificuldades e possíveis respostas aos desafios enfrentados. Além de discutir os programas dos governos estadual e federal voltados para os jovens, o evento também tem como objetivo fortalecer os canais de diálogo entre o Cejuve, os conselhos municipais, a Coordenação Estadual de Juventude e os gestores municipais.

“Este Encontro será um passo fundamental para consolidar a construção da Conferência de Juventude da Bahia, como uma grande Conferência, se não a maior do país. Além disso, vai consolidar a rede de políticas públicas de juventude, tanto de espaços institucionais, dentro das prefeituras, quanto de conselhos municipais de juventude, que entendem o que tem sido feito pelos governos estadual e federal e aplicam, construindo a expectativa de algum tipo de políticas públicas para a juventude nos municípios”, ressalta o presidente do Cejuve Bahia, Juremar Oliveira.

Confira a programação:

4 de maio (quarta-feira)

8h – Credenciamento dos/as participantes.

9h – Mesa de Abertura com a presença de Paulo Cézar Lisboa, Secretário de Relações Institucionais; Severine Macedo, Secretária Nacional de Juventude; Yulo Oiticica, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos e Políticas Públicas de Juventude da ALBA; Vladimir Costa, Coordenador de Juventude da Bahia e Juremar Oliveira, presidente do Cejuve.

10h30 -Mesa temática 1 – A Política Nacional e a Política Estadual de Juventude

Severine Macedo, Secretária Nacional de Juventude; Jorge Abraão (IPEA) e Vladimir Costa, Coordenador de Juventude da Bahia.

12h30 – Almoço

14h – Momento Diálogos

Debate em subgrupos para troca de experiências a partir de questões orientadoras.

15h30 – Intervalo

15h45 – Apresentação do resultado dos grupos.

18h – Lançamento das Revistas da SEI: Bahia Análise & Dados Juventude: “Mercado de Trabalho e Políticas Públicas” e Bahia Análise & Dados: “Juventude: Questões Contemporâneas.”

5 de maio (quinta-feira)

8h30 – Lançamento do relatório trimestral do Observatório do Trabalho

José Ribeiro (Organização Internacional do Trabalho); Nilton Vasconcelos (Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes); professor Almerico (SUPROF); Marli Costa Pereira (auditora fiscal do trabalho e coordenadora do Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional – FOBAP.

12h – Almoço

13h – Mesa temática 2 – Conferência Nacional e Estadual de Juventude

Gabriel Medina, presidente do Conselho Nacional de Juventude; Ângela Guimarães, secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude e Éden Valadares (Sedes).

16h30 – Intervalo

16h45 – Mesa temática 3 – Conselhos de Juventude no Brasil e na Bahia

Káthia Dudyk, da Comissão de Articulação e Diálogos (Conjuve) e Rebeca Ribas, do Conselho Estadual de Juventude.

18h30 – Encerramento

De Salvador,
Eliane Costa