PCdoB-PR elege nova direção em Conferência Extraordinária

Noventa e seis delegados de todo estado elegeram, neste sábado (30), em Curitiba, a nova direção do PCdoB do Paraná. A eleição ocorreu na Conferência Estadual Extraordinária do partido, marcada por um processo intenso de debate interno cujo objetivo é reconstruir um partido forte e influente no Estado.

O resultado do amplo processo de discussão, que durou mais de nove horas, foi a eleição de 39 membros para o pleno do partido e a aprovação do documento base da sigla, apontando as falhas e os caminhos a serem traçados no Paraná.

As definições de ocupação dos cargos não ocorreram na Conferência, contudo foi formada uma comissão liderada por Chico Brasileiro (vice-prefeito da Cidade de Foz do Iguaçu) e composta por mais sete membros que deverão apresentar uma proposta para o pleno até o final do mês de maio. Com a eleição da nova direção, sai do cargo Milton Alves, que presidiu o partido no estado durante os últimos 14 anos.

A Conferência, realizada em regime extraordinário, ocorreu antecipadamente, em função do entendimento da Direção Estadual e Nacional de que o partido no estado passa por uma grave crise de direção causada por diversos componentes políticos de atuação que desencadearam o revés eleitoral no ano passado. Com a crise apontada, o PCdoB no estado mobilizou, em menos de quatro meses, cerca de mil militantes que debateram a atual situação do estado em 20 seminários realizados nas cidades pólos do Paraná.

Mais que a renovação da direção partidária, o encontro foi, segundo Walter Sorrentino, Secretário Nacional de Organização do PCdoB – que acompanhou a Conferência e contribuiu substancialmente para o debate dos rumos do partido no estado-  “o mais coerente e melhor da história do PCdoB no Paraná”.

De Curitiba,
Jaqueline Castro