Tânia Soares participa dos 50 anos da Emef Anísio Teixeira

A secretária municipal de Governo representou o prefeito Edvaldo Nogueira na solenidade e anunciou a reforma da escola prevista para o 2º semestre.

Tânia Soares participa dos 50 anos da Emef Anísio Teixeira

Reconhecido pelos moradores do bairro Atalaia, o trabalho pedagógico desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira tem renovado, ao longo de 50 anos, o entusiasmo de alunos, pais, professores, suportes pedagógicos, coordenadores escolares e servidores. Fundada em 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho), a escola é o espaço utilizado por mais de mil alunos que cursam do 1º ano à 8ª série e a Educação de Jovens e Adultos. Na última sexta-feira, todos comemoraram juntos o aniversário da instituição.

O início das comemorações alusivas aos 50 anos da Emef Anísio Teixeira se deu com a apresentação da banda marcial da unidade escolar e o descerramento da placa conduzida pelo secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, e pela secretária municipal de Governo, Tânia Soares, que na solenidade representou o prefeito Edvaldo Nogueira. "Sem dúvida, a escola desempenha um papel relevante para as crianças, adolescentes e adultos nela inseridos, pois é através da educação que os mesmos podem ocupar diferentes espaços na sociedade", declarou Antônio Bittencourt Júnior, ao reafirmar que a Secretaria Municipal da Educação (Semed) entende que a aprendizagem é algo fundamental para o pleno exercício dos direitos humanos.

O convite direcionado por Antônio Bittencourt Júnior aos pais de alunos para que todos participem ativamente do desenvolvimento escolar dos filhos antecedeu o pronunciamento da secretária municipal de Governo, Tânia Soares, que registrou o interesse da Prefeitura de Aracaju em favorecer a comunidade escolar com a melhoria das condições de trabalho na Emef. Com satisfação, ela anunciou, em nome do prefeito Edvaldo Nogueira, que está previsto para o próximo semestre o início do processo que desencadeará a reforma da unidade escolar.

"Em se tratando da segunda escola municipal da capital sergipana, o desafio de atender aos anseios da comunidade está associado ao interesse de minimizar as desigualdades sociais percebidas no local, mediante a oferta de uma educação de qualidade, capaz de dar subsídios concretos para a formação cidadã de meninos e meninas. A PMA não só demonstra na prática a intenção de assegurar melhorias para a comunidade, como também reconhece o desempenho de alunos e professores em diversos campeonatos culturais nos quais todo o esforço dispensado é correspondido com êxito", ressaltou a secretária municipal de Governo.

De acordo com a coordenadora geral da Emef, Ednalva Santos, a reforma da escola representa o atendimento às reivindicações dos estudantes. "A melhoria das condições estruturais do espaço que utilizamos é uma conquista de todos e um mérito importante da Prefeitura de Aracaju. Correspondendo a esta melhoria, realizaremos novas ações para o aperfeiçoamento contínuo da prática pedagógica, a fim de elevarmos o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação [Ideb]", garantiu a coordenadora.

Resultados

Um momento marcante na noite de comemoração foi o lançamento do cordel ‘Emef Anísio Teixeira – 50 anos em prol da educação'. O material foi confeccionado pelo ex-aluno e cordelista Francisco Passos Santos, mais conhecido como Chiquinho do Além Mar, e ilustrado por Claudia Nen. Nas 30 estrofes de seis e sete versos, o autor narra a história da escola e apresenta, com sensibilidade poética, os projetos pedagógicos já desenvolvidos, a exemplo do ‘Aulas Passeio – visitando as cidades históricas', ‘Saúde e Prevenção nas Escolas' e ‘Erradicação do Trabalho Infantil'.

"Sinto-me orgulhoso por estar homenageando a escola na qual eu fui alfabetizado. Além de ter me tornado um cordelista, tive o privilégio de lecionar neste espaço, levando os conhecimentos da língua inglesa aos que hoje aqui são pequeninos como eu fui. Com base na educação que recebi dos professores e coordenadores, reconheço a responsabilidade de ser exemplo para todo este alunado", afirmou Chiquinho Além Mar.

As apresentações dos grupos de rap ‘STA', composto por alunos da 7ª série da Emef Anísio Teixeira, e ‘Gerap', formado por ex-alunos, animaram o público que marcou presença no local. "Ao cumprir as tarefas da gincana de aniversário da escola, surgiu a ideia de formar o grupo. Compomos o ‘Rap do Anísio' para homenagear a nossa escola e ainda utilizamos temáticas diversas para conscientizar os adeptos do estilo musical à respeito da prevenção às DSTs e dos prejuízos acarretados pelo uso de drogas", explicou o líder do ‘STA', Wellington de Melo, de 17 anos.

"Com informações da Agência Aracaju de Notícias"