Sem categoria

Produção de veículos montados no país bate recorde no ano

A produção de veículos montados no Brasil cresceu 4,1% no primeiro quadrimestre do ano ante o mesmo período em 2010, atingindo um novo recorde com a fabricação de 1,106 milhão de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões.

Os números divulgados nesta sexta-feira pela Anfavea (associação das montadoras) não incluem mais os dados de veículos desmontados.

Considerando apenas abril (280,1 mil), houve redução de 4,9% ante março e alta de 1,9% no comparativo com igual intervalo no ano passado.

Já as exportações de unidades montadas somaram 48,7 mil em abril, com expansão de 13,9% em relação ao mês anterior e de 50,7% no confronto anual. Considerando o resultado nos quatro primeiros meses do ano (168,2 mil), houve incremento de 9,1%.

As vendas de veículos novos bateram mais um recorde, com o emplacamento de 1,114 milhão de unidades no quadrimestre, com expansão de 4,6% sobre 2010, apesar das medidas de restrição ao crédito tomadas pelo Banco Central em dezembro.

Apenas em abril (289,2 mil), as vendas diminuíram 5,5% no comparativo com março, mas subiram 4,1% ante o mesmo intervalo no ano passado e também atingiram uma nova marca para o mês.

Na tentativa de conter a inflação, o governo federal elevou no mês passado a alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) na concessão de crédito para pessoas físicas com prazo igual ou superior a um ano, que passou de 1,5% sobre o valor do financiamento para 3%.
A medida inclui o parcelamento para a compra de automóveis, o que pode levar mais consumidores a optarem pelo leasing em vez do CDC (Crédito Direto ao Consumidor), mas ainda não há dados disponíveis para avaliar se houve essa migração.

O número de empregados nas montadoras somou 122.012 trabalhadores ao final do mês passado, superando o patamar contabilizado em março (120.649).

Levando em conta também os funcionários em fabricantes de máquinas agrícolas, a indústria empregava 141.020 pessoas, também acima dos 139.617 registrados no mês anterior.

Fonte: Folha